ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA: ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Iara Fernanda Marinho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

Análise do discurso, Conceitos, Introdução í  Análise do Discurso

Resumo

A Análise do Discurso de base francesa surgiu por volta dos anos 1960 e os estudos desta área foram e são necessários para a compreensão dos discursos que circulam na nossa sociedade. Neste artigo, trazemos alguns conceitos fundamentais desse campo de estudos, para tanto, utilizamos uma abordagem baseada nos pressupostos teóricos de autores como Foucault (2008, 2010), Orlandi (1999) e Gregolim (1995). O objetivo do artigo é deixar mais claro e de mais fácil acesso alguns conceitos que servem de base para a compreensão dessa teoria. Diante disso, trabalhamos aqui com conceitos essenciais, como Discurso,  Formação Discursiva, Sujeito, Ideologia, Enunciado, Interdiscurso, Acontecimento e Arquivo. Percebemos então que os conceitos, em sua maioria, funcionam de forma interligada, sendo necessário o conhecimento de cada um deles para que seja possí­vel discutir os demais, sendo apresentados separadamente apenas com a finalidade de uma melhor organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Fernanda Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras - Lí­ngua Inglesa (2016) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.
COURTINE, Jean-Jaques. Metamorfoses do discurso polí­tico: as derivas da fala pública. Tradução de Carlos Piovezani e Nilton Milanez. São Carlos: Claraluz, 2006.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
______. A ordem do discurso. 20.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
______. Microfí­sica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
GREGOLIN, Maria R. V. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Alfa, São Paulo, v.39, p.13-21, 1995.
______. Análise do Discurso: Lugar de Enfrentamentos Teóricos. In: FERNANDES, C. A; SANTOS, J. B C. (Orgs). Teorias Lingüí­sticas: problemáticas contemporâneas. Uberlândia, EDUFU, 2003.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do Discurso. 3 ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 1997.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso – princí­pios e procedimentos. Campinas - SP: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, M. Sobre a (des-)construção das teorias linguí­sticas. Tradução de Faustino Machado da Silva. Cadernos de Tradução, Porto Alegre, 2. ed.,n. 4, out. 1998.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

MARINHO, I. F. . ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA: ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 1, p. 35–45, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/1844. Acesso em: 6 jul. 2024.