LIRISMO URBANO EM FERREIRA GULLAR: UM POEMA ENTRE SOLIDÃO E MULTIDÃO

Autores

Palavras-chave:

Ferreira Gullar; poesia; cidade; multidão; solidão.

Resumo

Este artigo trata do poema “Pela rua”, integrante da obra Dentro da noite veloz (2018), do brasileiro Ferreira Gullar, além de traçar a breve herança do envolvimento do ambiente urbano com os antônimos da multidão versus solidão. A inserção da urbe enquanto presença marcante na poesia ocidental foi um importante fator para o desenvolvimento da lírica moderna (BRADBURY, 1989) e, posteriormente, da lírica contemporânea. Ao destacar o aspecto urbano através da relação entre as teorias sobre a poesia e o ser citadino (BAUMAN, 2009; LYNCH, 1999), a urbe surge como forma de interpretação da realidade sobre o espaço que cerca os seres humanos. Assim, dentro do tema aqui proposto, o binômio multidão-solidão na cidade surge para demonstrar a visão múltipla que se torna o espaço urbano dentro da lírica, tornando-se uma representação da vida, muitas vezes, com sentidos paradoxais, caso da sensação de estar só em meio à multidão. Procurou-se aqui também traçar uma breve herança acerca do ambiente urbano no paradoxo criado da multidão versus solidão através de autores como Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire, tudo no intuito de analisar como a representação urbana apresenta tópicos de interesse até chegar à produção poética de Ferreira Gullar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elicarlos Davi Duarte Albino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

É mestrando na linha de “Literatura, Cultura e Representação” no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Letras –   Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).   E-mail: elicarlosalbino@alu.uern.br

Alexandre Bezerra Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

É doutor em Estudos da Linguagem na área de Literatura Comparada  pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do curso de Letras e docente na linha de “Literatura, Cultura e Representação” no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Já publicou diversos livros na área da crítica literária, entre eles a trilogia Poesia submersa: poetas e poemas no RN (2014) e Poesia Marginal da esquina atlântica (2019). Vencedor do “Prêmio Rota Batida” (2015, Mossoró/RN) na categoria Trabalhos acadêmicos e segundo lugar no “Prêmio Othoniel Menezes de Poesia” (2020, Natal/RN). E-mail: alexandrealves@uern.br

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2003.

ALVES, Alexandre. Dois lados do atlântico: a cidade em poemas de Ferreira Gullar e Manoel de Freitas. IV Colóquio nacional de linguagem e discurso. Mossoró: Edições UERN, 2017. p.775-787.

ANDRADE, Oswald de. Manifesto da Poesia Pau-Brasil. In: Teles, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Lebooks Editora, 2020.

BAUDELAIRE, Charles. Prosa e poesia. Tradução de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRADBURY, Malcolm. As cidades do modernismo. In: BRADBURY, Malcolm; MCFARLANE, James. (orgs.). Modernismo: guia geral. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Tradução de Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

GULLAR, Ferreira. Dentro da noite veloz. São Paulo: Companhia das letras, 2018.

GULLAR, Ferreira. Na vertigem do dia. São Paulo: Companhia das letras, 2017.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. A modernização dos sentidos. Tradução de Lawrence Flores Pereira. São Paulo: Editora 34, 1998.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Tradução de Maria Cristina Tavares Afonso. Lisboa: Edições 70, 1999.

MELO NETO, João Cabral de. Prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. Tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

ALBINO, E. D. D.; ALVES, A. B. LIRISMO URBANO EM FERREIRA GULLAR: UM POEMA ENTRE SOLIDÃO E MULTIDÃO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 2, p. 44–56, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/5326. Acesso em: 5 out. 2024.