A PROPOSTA DO PROGRAMA "JOVENS EMBAIXADORES" E OS RELATOS DE UMA PARTICIPANTE: UMA ANÁLISE PELA LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL
Palavras-chave:
Intercâmbio, SFL, DiscourseResumo
Este artigo se propõe a relacionar o discurso de uma participante do Programa Jovens Embaixadores (JE), edição 2010, com os objetivos desse programa por meio da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) proposta por Halliday (1994). Tal proposta justifica-se pela necessidade de esclarecer se há semelhanças e/ou divergências entre os discursos. A LSF tem como característica principal a análise de determinado discurso por meio de elementos de configuração textual e suas respectivas metafunções. Para esta pesquisa, utilizou-se o elemento campo e a Metafunção Ideacional. Tal metafunção abrange os denominados processos, os quais, Halliday afirma expressarem experiências reais de mundo. Os dados para a pesquisa foram coletados através de um texto extraído de determinado blog e também por meio da análise dos objetivos apresentados no site oficial do Programa JE. Com esses dados, todos os processos presentes no relato foram classificados conforme a LSF. Concomitantemente, foi realizada a mesma análise dos processos presentes na descrição dos objetivos do Programa. A partir desses procedimentos, foi possível concluir que os processos presentes em ambos os discursos semelhanças e divergências para a concretização dos objetivos do JE.
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