A PROCURA DA POESIA NA MODERNIDADE: METAPOESIA E A LÍRICA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Palabras clave:
Poiesis, Metapoesia, Carlos Drummond de Andrade, ModernidadeResumen
O presente artigo debruça-se sobre a poética da lírica drummondiana a partir da perspectiva de sua poiesis como produção de presença (vide Agamben, 2012) e como técnica / ofício (vide Perrone-Moisés, 1998), isto é, como ofício que (se) produz - metapoesia. Para tanto, inicialmente discorremos a respeito do escritor-crítico moderno, passando aos "poemas-aula", tão constantes na lírica de Drummond e, enfim, ao papel do leitor frente à tal obra que produz presença – poema, autor, leitor – por meio da reflexão que sempre se forma no vir-a-dizer do poema.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BLANCHOT, Maurice. A questão mais profunda. In.: A conversa infinita; a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001, p.41-61.
ISER, Wolfgang. "O jogo do texto". In: COSTA LIMA, Luiz. A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LEMINSKI, Paulo. La vie en close. São Paulo: Brasiliense, 1995, 5 ed., p. 10.
PERRONE-MOISÉS, Leila. Altas Literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Juliana Cristina Salvadori, Lourdes Silva Modesto Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.