A OBJETIVAÇÃO DA MULHER EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA ITAIPAVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO REFORÇO À IDEOLOGIA PATRIARCAL

Autores/as

  • Fernanda Vidal Mesquita
  • Patrí­cia de Sousa Fernandes
  • Maria de Fátima Lopes da Silva
  • Alaí­de Angélica de Menezes Cabral Carvalho

Palabras clave:

Objetificação, Corpo feminino, Ideologia, Mí­dia

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo investigar a forma como a mulher é representada na mí­dia, especificamente, analisando sua objetificação e a perpetuação de estereótipos designados a ela. Para tanto, analisaremos duas peças publicitárias da cerveja Itaipava. Para fundamentar nosso estudo, realizaremos discussões baseadas em autores como: Beauvoir (1967), Bourdieu (2014), Dworkin (1981), Fairclough (1989; 2001; 2003), Thompson (2009), entre outros. Os resultados evidenciam que a influência da mí­dia na vida das pessoas, sobretudo nos dias atuais, é grandiosa, tornando, o debate sobre esse assunto extremamente necessário pois os efeitos da objetificação feminina são muito danosos e podem gerar mazelas sociais irreparáveis.

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Biografía del autor/a

Fernanda Vidal Mesquita

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. 

Patrí­cia de Sousa Fernandes

Bacharela em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. 

Maria de Fátima Lopes da Silva

Graduanda do curso de Direito (FAD) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Faz parte do Projeto de Extensão Socializando o Direito, da FAD, pesquisando sobre Direitos humanos, sociais e de gênero. 

Alaí­de Angélica de Menezes Cabral Carvalho

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e desenvolve pesquisa em Análise do Discurso Crí­tica Multimodal. 

Citas

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

MESQUITA, F. V.; FERNANDES, P. de S.; SILVA, M. de F. L. da; CARVALHO, A. A. de M. C. A OBJETIVAÇÃO DA MULHER EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA ITAIPAVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO REFORÇO À IDEOLOGIA PATRIARCAL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 4, n. 2, p. 100–114, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/145. Acesso em: 6 nov. 2024.

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