RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DISCURSO E ESCRITAS AFIRMATIVAS: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores/as

  • Ady Canário de Souza Estevão Universidade Federal Rural do Semi-írido (UFERSA)

Palabras clave:

Discurso, Ações afirmativas, Escrita acadêmica

Resumen

Este artigo, de caráter bibliográfico e documental, aborda as relações étnico-raciais e práticas de escrita na universidade, considerando, nesse contexto, os limites e as possibilidades para um ensino de produção textual. A pesquisa busca contribuir com a formação de professores e escritores na academia com base no reconhecimento e valorização de suas histórias e identidade. Para tanto, utiliza os Estudos da Linguagem e Educação de inspiração discursiva, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Assim, assume os princí­pios: consciência polí­tica e histórica da diversidade; do fortalecimento de identidades sociais e de direitos; e ações educativas de combate ao racismo e a discriminações. Nesse sentido, aponta para os desafios de práticas que ampliem o olhar de visão europeia por um negro-africano. Desse modo, conclui-se que a escrita na educação superior necessita de uma perspectiva, de uma estratégia étnico-racial e cultural.

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Biografía del autor/a

Ady Canário de Souza Estevão, Universidade Federal Rural do Semi-írido (UFERSA)

Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-írido (UFERSA), colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros. Mestra e Doutora em Estudos da Linguagem, Linguí­stica Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado

2021-12-28

Cómo citar

ESTEVÃO, A. C. de S. . RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DISCURSO E ESCRITAS AFIRMATIVAS: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 02–12, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3743. Acesso em: 5 oct. 2024.