RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DISCURSO E ESCRITAS AFIRMATIVAS: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Mots-clés :
Discurso, Ações afirmativas, Escrita acadêmicaRésumé
Este artigo, de caráter bibliográfico e documental, aborda as relações étnico-raciais e práticas de escrita na universidade, considerando, nesse contexto, os limites e as possibilidades para um ensino de produção textual. A pesquisa busca contribuir com a formação de professores e escritores na academia com base no reconhecimento e valorização de suas histórias e identidade. Para tanto, utiliza os Estudos da Linguagem e Educação de inspiração discursiva, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Assim, assume os princípios: consciência política e histórica da diversidade; do fortalecimento de identidades sociais e de direitos; e ações educativas de combate ao racismo e a discriminações. Nesse sentido, aponta para os desafios de práticas que ampliem o olhar de visão europeia por um negro-africano. Desse modo, conclui-se que a escrita na educação superior necessita de uma perspectiva, de uma estratégia étnico-racial e cultural.
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