O PROCESSO DISCURSIVO DA AUTORIA EM POEMAS PRODUZIDOS A PARTIR DO POEMA-BASE – A PORTA, DE VINÍCIUS DE MORAES

Autores/as

  • Luciane Botelho Martins
  • Marilei Resmini Grantham

Palabras clave:

Poema, Autoria, Análise do Discurso

Resumen

 Este artigo reflete sobre a produção de textos, mais especificamente: poemas, bem como o processo discursivo da autoria na sala de aula. A busca por uma prática de produção textual diferente da que vem sendo realizada tradicionalmente na escola, motivou meu trabalho com uma turma de 4º ano, trabalho este que resultou em uma compilação de textos, intitulada Textos & textos, a qual é aqui submetida à análise sob a perspectiva da Análise do Discurso pecheuxtiana. Busco, então, examinar o processo discursivo da produção textual, isto é, pretendo verificar alunos/produtores de textos constituindo-se como sujeitos por meio dos processos discursivos da leitura, da interpretação e da autoria. Procuro lançar um novo olhar sobre os textos produzidos em sala de aula, aqui tomados como materialidade linguí­stica. Parto do princí­pio de que, dando ao aluno a oportunidade de produzir textos, estamos dando-lhe voz, possibilitando que se constitua como sujeito, como autor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Botelho Martins

Especialista em Linguí­stica e Ensino de Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Marilei Resmini Grantham

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora
Associada da FURG.

Citas

CORACINI, Maria José R. Faria. A produção textual em sala de aula e a identidade do autor. In: LEFFA, Vilson; PEREIRA, Aracy E. (org.) O ensino da leitura e produção textual. Pelotas, RS: Educat, 1999.
COURTINE, Jean Jacques. Análise do Discurso Polí­tico: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCar, 2009.
GADET, F. & HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3ª edição. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. In: CHIAPPINI, Ligia. (Org.) Aprender e ensinar com textos de alunos. Volume 1. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
MAZZAROTTO, Luiz Fernando. Nova Redação Gramática e Literatura: aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2ª edição. São Paulo: DCL, 2010.
ORLANDI, Eni. A linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso. 6ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2011.
______. Análise de Discurso: Princí­pios & Procedimentos. 10ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2012a.
______. Discurso e Texto: Formulações e Circulação dos Sentidos. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2012b.
______. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2012c.
PÊCHEUX & FUCHS (1975). A propósito da Análise Automática do Discurso. In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.
PÊCHEUX, Michel (1969). Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: Uma crí­tica à afirmação do óbvio. Tradução de: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4ª edição. Campinas, SP: Unicamp, 2009.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

MARTINS, L. B. .; GRANTHAM, M. R. . O PROCESSO DISCURSIVO DA AUTORIA EM POEMAS PRODUZIDOS A PARTIR DO POEMA-BASE – A PORTA, DE VINÍCIUS DE MORAES . COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 2, p. 05–25, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/82. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Nossas Letras