DA MESA AO SUJEITO

MARCAS IDENTITÁRIAS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA CULINÁRIA NORDESTINO-PARAIBANA

Auteurs

  • Edileide Godoi Universidade Federal da Paraíba(UFPB)/Universidade Estadual de Pernambuco (UPE)

DOI :

https://doi.org/10.59776/2357-8203.2025.5484

Mots-clés :

Sujeito; Identidade; Discurso culinário

Résumé

Considerando que a Análise do Discurso francesa compreende o sujeito como um ser social, constitutivamente disperso, heterogêneo, que pode ocupar diferentes posições sociais, relacionadas a determinadas formações discursivas (FDs) e ideológicas (FIs), este trabalho tem por objetivo discutir como vêm sendo construídas marcas identitárias do homem paraibano no discurso culinário que circula em nossa sociedade. Para isso, selecionamos dois sites ativos na internet, voltados para turistas. Ambos apresentam a gastronomia e a cultura da Paraíba. Nosso estudo levará em conta a noção de identidade intrinsecamente ligada à noção de sujeito, isto é, as identidades se constituem em diferentes momentos e lugares, conforme os vários papéis sociais que estamos exercendo. O referencial teórico é o da Análise do Discurso e seus diálogos com os estudos culturais que nos levaram a compreender, na emergência discursiva dos enunciados, como as marcas de identidade são produzidas pelos sujeitos e para os sujeitos. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edileide Godoi, Universidade Federal da Paraíba(UFPB)/Universidade Estadual de Pernambuco (UPE)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e professora assistente também da UFPB.

Références

BARBOSA, Lívia. Feijão com Arroz e Arroz com Feijão: o Brasil no prato dos brasileiros; In: Revista Horizontes antropológicos. UFRGS. IFCH. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Porto Alegre, ano 13, n. 28, jul/dez. de 2007.

BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio d Janeiro: Editor Jorge Zahar, 2005.

CASCUDO, Luís da Câmara. História da Alimentação no Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2004.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 2: artes de fazer. Tradução: Ephrim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Tradução: Mauricio Santana Dias. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

FERREIRA, Lúcia M. A.; ORRICO, Evelyn G. D. (orgs.) Linguagem, identidade e memória social. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 2005.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos & duelos. São Carlos, SP: Claraluz, 2004.

GREGOLIN, Maria do Rosário. A história como espetáculo. In: GREGOLIN, Maria do Rosário, (org.). Discurso e Mídia a cultura do espetáculo. São Carlos, SP: Claraluz, 2003.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do Discurso: o sentido e suas movências. In: GREGOLIN, Maria do Rosário; CRUVINEL, Maria de Fátima; KHALIL, Marisa Gama (orgs.). Análise do Discurso: entornos dos sentidos. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2001.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Recitações de mitos: a História na lente da mídia. In: GREGOLIM, Maria do Rosário (org.). Filigramas do discurso: as vozes da História. Araracara: FCL – UNESP, 2000.

GREGOLIN, Maria do Rosário. AD: descrever – interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e história. In: NAVARRO, Pedro (org.). Estudos do Texto e do Discurso: mapeamento conceitos e métodos. São Carlos, SP: Claraluz, 2006.

HALL. Stuart. Quem precisa de identidade? In: Tomaz Tadeu da Silva (org.). Stuart Hall; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

HALL. Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LEAL, Wills. Conquistando o turista pela boca. João Pessoa, PB: Idéia, 2006.

MALDIDIER, Denise. A inquietação do Discurso – (Re)ler Pêcheux hoje. Tradução: Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 2003.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso uma crítica à afirmação do óbvio; tradução Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1988.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et. al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 4. ed. Campinas SP: Pontes, 2006.

SANTOS, José Luiz. O que é cultura. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: Tomaz Tadeu da Silva (org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Téléchargements

Publiée

2025-12-15

Comment citer

GODOI, Edileide. DA MESA AO SUJEITO: MARCAS IDENTITÁRIAS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA CULINÁRIA NORDESTINO-PARAIBANA . COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 10, n. Único, p. 64–76, 2025. DOI: 10.59776/2357-8203.2025.5484. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/5484. Acesso em: 30 déc. 2025.

Articles similaires

1 2 3 4 5 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.