O JOGO DISCURSIVO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O MODO DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE
Mots-clés :
Língua, Sujeito, ImaginárioRésumé
Este artigo teve por objetivo compreender os sentidos de realidade presentes no discurso de professores de ensino fundamental I. Para isso, propusemos uma análise discursiva de uma prática pedagógica realizada com professores da rede pública do Estado de São Paulo, na cidade de Campinas, dentro do contexto do curso "Teia do Saber. Ler para aprender: Leitura e materiais didáticos". Além de trazer para a consideração uma reflexão sobre as representações imaginárias em torno do trio escola, pesquisa e realidade, analisamos uma atividade trabalhada em grupo a fim de compreender o processo de significação e as representações imaginárias que dela emergem tendo como aparato teórico-metodológico a Análise de Discurso. Pudemos observar que o discurso pedagógico, ao formar consensos sobre o que pode e o que não pode ser dito, como se deve ser, pensar, agir, corrobora a lógica dos mundos ditos normais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Ilka de Oliveira Mota, Erich Lie Ginach 2014
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.