CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
Resumo
Considerando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação.