CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem

Autores

Resumo

Considerando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardino Galdino de Sena Neto

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN). Mestre em Educação pelo IFRN. 

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela UFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica (MNPEF/IFRN). 

Luiz Antônio da Silva dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN); Mestre em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre (IFRN/UFERSA/UERN). 

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Bernardino Galdino de Sena Neto, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, & Luiz Antônio da Silva dos Santos. (2022). CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820