O ENSINO DE TEATRO NA PERSPECTIVA DE BRECHT E A FORMAÇÃO POLÍTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
peça didática; teatro; formação política; EPTResumo
Este artigo científico tem o objetivo geral de apresentar reflexões a respeito da teoria de Brecht a partir da peça didática no ensino de teatro como uma das possibilidades de contribuir para a formação política dos estudantes do Ensino Médio Integrado - EMI. Como objetivos específicos analisaremos conteúdos de formação política na peça didática, “Um homem é um homem” que possam ser trabalhados com adolescentes, a priori, no EMI a partir de uma perspectiva de uma formação humana e integral e também propiciar “novas” possibilidades de experiências teatrais ancoradas no referencial brechtiano diretamente relacionadas com a formação política dos nossos jovens no Ensino Médio Integrado - EMI. A peça didática escolhida para a análise foi “Um homem é um homem” em que sobressaltam elementos cruciais como a alienação política, a desconfiguração do “eu” e a “coisificação”, dentre outros elementos. Pensamos que tais elementos são essenciais para discutirmos de forma crítica a nossa realidade por meio das experiências estéticas brechtianas, e assim, trazermos reflexões no contexto de ensino-aprendizagem para os estudantes, além, claro, do conhecimento acerca da estética teatral sugerida pelo dramaturgo em destaque. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica básica a partir de textos literários e a própria da peça didática exposta. Com isso, concluímos parcialmente que ao delinear os referidos elementos inerentes a esta peça didática poderemos contribuir diretamente na formação política dos estudantes, sobretudo, trazendo um olhar diferenciado e mais crítico para o ensino de teatro na perspectiva da EPT.
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