O ENSINO DE TEATRO NA PERSPECTIVA DE BRECHT E A FORMAÇÃO POLÍTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

peça didática; teatro; formação política; EPT

Resumo

Este artigo científico tem o objetivo geral de apresentar reflexões a respeito da teoria de Brecht a partir da peça didática no ensino de teatro como uma das possibilidades de contribuir para a formação política dos estudantes do Ensino Médio Integrado - EMI. Como objetivos específicos analisaremos conteúdos de formação política na peça didática, “Um homem é um homem” que possam ser trabalhados com adolescentes, a priori, no EMI a partir de uma perspectiva de uma formação humana e integral e também propiciar “novas” possibilidades de experiências teatrais ancoradas no referencial brechtiano diretamente relacionadas com a formação política dos nossos jovens no Ensino Médio Integrado - EMI. A peça didática escolhida para a análise foi “Um homem é um homem” em que sobressaltam elementos cruciais como a alienação política, a desconfiguração do “eu” e a “coisificação”, dentre outros elementos. Pensamos que tais elementos são essenciais para discutirmos de forma crítica a nossa realidade por meio das experiências estéticas brechtianas, e assim, trazermos reflexões no contexto de ensino-aprendizagem para os estudantes, além, claro, do conhecimento acerca da estética teatral sugerida pelo dramaturgo em destaque. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica básica a partir de textos literários e a própria da peça didática exposta. Com isso, concluímos parcialmente que ao delinear os referidos elementos inerentes a esta peça didática poderemos contribuir diretamente na formação política dos estudantes, sobretudo, trazendo um olhar diferenciado e mais crítico para o ensino de teatro na perspectiva da EPT.

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Biografia do Autor

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, IFRN

Doutora e Pós-doutora em Educação. Pedagoga e Jornalista. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN. Professora do PPGEP/IFRN.

Fábio Alexandre Araújo dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre e Doutor em Educação pela UFRN. PhD em Educação pela UFPI. Atualmente, é professor de Arte-teatro no ensino médio integrado e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no polo Mossoró e no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional - PPGEP, ambos no IFRN. Atualmente também é membro do Grupo de estudos em trabalho, educação e sociedade (G-TRES).

Rebeka Caroca Seixas , IFRN

Mestre em Artes Cênicas pela UFRN. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN, estágio doutoral pela Universidade de Coimbra e pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. Pós-doutorado na área de Teatro e Artes Performativas pela Universidade do Minho em Portugal.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Santos , F. A. A. dos ., & Seixas , R. C. . (2023). O ENSINO DE TEATRO NA PERSPECTIVA DE BRECHT E A FORMAÇÃO POLÍTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4341

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil