CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM AMBIENTES ESCOLARES DE CLIMA SEMIÁRIDO
Palabras clave:
Temperatura do Ar. Desconforto térmico. Escolas.Resumen
O trabalho buscou investigar o conforto térmico humano em ambientes escolares localizados no clima semiárido, de quatros escolas públicas da cidade de Assú-RN comparando áreas arborizadas e áreas não arborizadas existentes nessas escolas. A primeira etapa metodológica consistiu no levantamento bibliográfico sobre a temática, seguida da visita í s escolas públicas da cidade com o intuito de selecionar as escolas que participariam da pesquisa. Após a seleção, foi realizada a coleta de dados em quatro escolas públicas com características físicas, estruturais e arborização diferentes. Foram coletados dados de temperatura do ar, umidade relativa do ar e temperatura das superfícies simultaneamente nas quatro escolas. Entre as salas de aula estudadas a escola Municipal Prof.ª Luiza
de França apresentou a mais elevada temperatura do ar com sua máxima: 35,0 °C í s 15h. Durante o dia da pesquisa a mesma escola apresentou o mais baixo umidade relativa do ar: 23,8% í s 15h, classificado com Não Recomendado à Saúde Humana pela Organização Mundial de Saúde. Os resultados obtidos nas escolas que possuem áreas arborização foram importantes para comprovar que sem a presença da mesma as áreas construídas podem se tornar mais desconfortável.