CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM AMBIENTES ESCOLARES DE CLIMA SEMIÁRIDO

Autores/as

  • Carla Priscila de Souza
  • Wilma Gomes Coelho Nogueira
  • Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva

Palabras clave:

Temperatura do Ar. Desconforto térmico. Escolas.

Resumen

O trabalho buscou investigar o conforto térmico humano em ambientes escolares localizados no clima semiárido, de quatros escolas públicas da cidade de Assú-RN comparando áreas arborizadas e áreas não arborizadas existentes nessas escolas. A primeira etapa metodológica consistiu no levantamento bibliográfico sobre a temática, seguida da visita í s escolas públicas da cidade com o intuito de selecionar as escolas que participariam da pesquisa. Após a seleção, foi realizada a coleta de dados em quatro escolas públicas com caracterí­sticas fí­sicas, estruturais e arborização diferentes. Foram coletados dados de temperatura do ar, umidade relativa do ar e temperatura das superfí­cies simultaneamente nas quatro escolas. Entre as salas de aula estudadas a escola Municipal Prof.ª Luiza
de França apresentou a mais elevada temperatura do ar com sua máxima: 35,0 °C í s 15h. Durante o dia da pesquisa a mesma escola apresentou o mais baixo umidade relativa do ar: 23,8% í s 15h, classificado com Não Recomendado à Saúde Humana pela Organização Mundial de Saúde. Os resultados obtidos nas escolas que possuem áreas arborização foram importantes para comprovar que sem a presença da mesma as áreas construí­das podem se tornar mais desconfortável.

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Publicado

2020-03-26

Cómo citar

SOUZA, C. P. de .; NOGUEIRA, W. G. C. .; SARAIVA, A. L. B. da C. . CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM AMBIENTES ESCOLARES DE CLIMA SEMIÁRIDO. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 95–113, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1097. Acesso em: 22 dic. 2024.

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