O PIBID de filosofia e seu impacto na formação docente em Caicó/RN

Autores

  • Marcos Érico de Araújo Silva

Palavras-chave:

Filosofia e ensino, Subprojeto de Filosofia, Impacto, Docência

Resumo

Este artigo se apresenta em duas frentes: a primeira, uma breve reflexão sobre a Filosofia e seu ensino, acerca da presença, ou do retorno da disciplina aos currí­culos escolares do ensino médio, bem como o papel que terá a mesma, as formas e métodos de ser ensinada. A segunda frente tratará, em forma de relato, das experiências vivenciadas na primeira versão do subprojeto aprovado pela CAPES para o Curso de Filosofia da UERN, Campus Caicó. Assim, veremos que a aprovação de um subprojeto de envergadura como o PIBID causou impacto positivo e vicejante, justamente no momento em que a lei 11.684 de 02/06/2008 acabara de ser aprovada tornando obrigatório o retorno da disciplina aos currí­culos do ensino médio. Toda essa conjuntura favoreceu em muito que uní­ssemos alunos e professores ao estudo e aprofundamento da grande responsabilidade que estava sendo posta em nossas mãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O que é Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. & Alberto Alonso Muñoz. 3ª edição. Rio de Janeiro, Ed. 34, 2010.

DERRIDA, J. "Les antinomies de la discipline philosophique", foi primeiramente publicado como prefácio a Jacques Derrida et al. La grève des philosophes. École et philosophie. Paris, Osiris, 1986.

DESCARTES, R. Discurso do método, meditações, objeções e respostas, as paixões da Alma e Cartas. Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e notas de Gérard Lebrun. Trad. Guinsburg e Bento Prado Júnior. Editor Victor Civita. Abril Cultural. S. Paulo, 1973. (Col. Os Pensadores, vol. XV).

SOFISTE, J.G. Sócrates e o ensino de Filosofia. Investigação dialógica numa pedagogia para a docência de Filosofia. Petrópolis, RJ, Vozes, 2007.

SOUZA, F. et al. "A Utilização do cordel e do teatro nas aulas de Filosofia". In: BRAZ, Anadja Marilda Gomes; RUIZ, Carlos Antonio López (orgs.). Formação Docente no PIBID/UERN. Mossoró, 2013, p. 117-130.

JAERGER,W. Paidéia: A formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira Martins Fontes. S. Paulo, 2003.

ASPIS, R. L.; GALLO, Sí­lvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mí­dia e educação, 2009.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 6. ed. Brasí­lia, Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011.

_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasí­lia, MEC, 1999.

_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+
Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasí­lia, MEC. SEMTEC, 2002.

_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasí­lia, MEC, 2008.

_______. Ministério da Educação e Cultura. PIBID: apresentação. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=467&option=com_content&view=article. Acesso em 20/05/2011.

CARVALHO, L. Sociologia e Filosofia no Ensino Médio: mudanças profundas na educação brasileira. Trilhas Filosóficas. Caicó/Rio de Janeiro, Letra Capital. Ano I, n. 1, p.117-127, jan/jun 2008.

CASTELLAN, G. R. A Ágora de Atenas: aspectos polí­ticos, sociais e econômicos. Disponí­vel em: http://www.klepsidra.net/klepsidra26/agora/htm. Acesso em: 11/11/2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2004.

KOHAN, W. O. Os riscos da institucionalização da Filosofia. Entrevista concedida ao sí­tio da ANPOF – Disponí­vel em www.anpof.org.br. Acesso em 27 de outubro de 2012.

RELATÓRIOS DE AVALIAÇÕES. Subprojeto do PIBID/Filosofia. Caicó, 2014.

SOUZA, J.F.C. & CIRINO, M. R. D. "Formação docente e pesquisa: uma relação necessária?" In: MORAES, D.; JANINE, E.; PINHEIRO, I.; ZUBEN, M. (orgs.). Filosofia, Educação e Saúde - Interfaces. Mossoró, UERN, 2012. p. 212-233.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

ARAÚJO SILVA, M. Érico de. O PIBID de filosofia e seu impacto na formação docente em Caicó/RN. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 93–101, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1936. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>