Nietzsche e a educação:

autonomia, cultura e transformação

Autor/innen

  • Marcos de Camargo Von Zuben UERN
  • Rodolfo Rodrigues Medeiros Colégio Diocesano Seridoense (CDS)

Schlagworte:

Autonomia, Educação, Cultura, Nietzsche, Transformação

Abstract

O presente artigo promove uma reflexão acerca do papel e da finalidade da educação tendo por base o pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 - 1900). Partir-se-á da crí­tica nietzschiana ao sistema educacional alemão de sua época. Num segundo momento, serão expostas suas reflexões acerca da autenticidade de conceitos como autonomia, liberdade e cultura. Por fim, será discutido o papel da educação nietzschiana. Voltada para a autossuperação, nela a cultura é tratada como um fim e não como um meio.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Marcos de Camargo Von Zuben, UERN

Doutor em Filosofia pela Unicamp, professor adjunto do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Apoio MCT/CNPq e Governo do Estado do Rio Grande do Norte/FAPERN (E-mail: zuben@uol.com.br).

Rodolfo Rodrigues Medeiros, Colégio Diocesano Seridoense (CDS)

Graduado (Licenciatura) em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Campus Caicó - CaC. Atualmente, leciona filosofia para alunos do Ensino Médio no Colégio Diocesano Seridoense (CDS), instituição da rede privada de ensino da cidade de Caicó/RN (E-mail: rodolfo.caico@hotmail.com).

Literaturhinweise

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. In: Crí­tica y Emancipación: Revista Latino Americana de Ciências Sociais. Ano 1, nº 1 (jun. 2008 ). Buenos Aires: CLACSO, 2008. p.53-76. Disponí­vel em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf>Acesso em 18/10/2012.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. 2ª ed. Tradução de Ruy Jungman; e revisão e apresentação de Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

FREZZATTI JR., Wilson Antônio. Educação e Cultura em Nietzsche: o duro caminho para tornar-se o que se é. In: AZEREDO, Vânia Dutra de (Org.). Nietzsche: filosofia e educação. Ijuí­: Unijuí­, 2008. p. 39 - 65.

GIACOIA JR., Oswaldo. Sobre o tornar-se o que se é. In SILVA, João Carlos Salles da (Org.). Schopenhauer e o Idealismo Alemão. Salvador: Quarteto, 2004. p. 201 - 219.

LARROSA, Jorge. Nietzsche e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução e notas de Mário Ferreira dos Santos. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

______. David Strauss, o sectário e o escritor: primeira consideração intempestiva. São Paulo: Escala, 2008a.

______. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador. In: SOBRINHO, Noéli Correia de Melo (Org). Escritos Sobre Educação: Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003a. p. 138 - 222.

______. Segunda Consideração Intempestiva: Da Utilidade e Desvantagem da História para a Vida. Tradução de Marco Antônio Casanova, revisão Ernani Chaves. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003b.

______. Sobre o Futuro dos Nossos Estabelecimentos de Ensino. In: SOBRINHO, Noéli Correia de Melo (Org). Escritos Sobre Educação: Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003c. p. 41 - 137.

ROCHA, Silvia Pimenta V. Tornar-se quem se é: educação como formação, educação como transformação. In: BARRENECHEA, M.; PINHEIRO, P.; FEITOSA, C. (Org.). Nietzsche e os Gregos: arte, memória e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 264 - 281.

SOBRINHO, Noéli Correia de Melo. A pedagogia de Nietzsche (Apresentação). In: ______. Escritos Sobre Educação: Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003. p. 7 - 39.

Veröffentlicht

2020-05-09

Zitationsvorschlag

ZUBEN, M. de C. V.; MEDEIROS, R. R. Nietzsche e a educação: : autonomia, cultura e transformação. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 71–93, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1803. Acesso em: 4 juli. 2024.

Ausgabe

Rubrik

FLUXO CONTíNUO