O trágico e o espetáculo:

algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo

Authors

  • Anita Leandro Sorbonne
  • Ondina Pena Pereira UNB

Keywords:

Representação, Trágico, Espetáculo, Violência, Cinema brasileiro contemporâneo

Abstract

Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação.
 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anita Leandro, Sorbonne

Doutora em Cinema pela Université de Paris III, Sorbonne Nouvelle, maître de conférences pela Université de Bordeaux III e membro da AFECCAV – Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel.

Ondina Pena Pereira , UNB

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasí­lia (UnB), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora na Universidade Católica de Brasí­lia.

References

BAUDRILLARD, Jean. L"™échange symbolique et la mort. Paris: Gallimard, l976.

DEBORD, Guy. La société du spectacle. Paris: Gallimard, 1992.

NIETZSCHE, F. W. A origem da Tragédia. Trad. de Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães Editores, 1985.

PIAULT, M. H. Real e Ficção. In: KOURY, M. G. P. (Org.). Imagem e memória. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

RICOEUR, Paul. La memoire, l"™histoire et l"™oubli. Paris: Seuil, 2005.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/ Embrafilme, 1981.

ROSSET, Clément. Logique du pire. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.

ROSSET, Clément. A antinatureza: elementos para uma filosofia trágica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.

ROSSET, Clément. Le principe de cruauté. Paris: Minuit, 1988.

Published

2020-04-12

How to Cite

LEANDRO, A. .; PEREIRA , O. P. . O trágico e o espetáculo: : algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 68–77, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1569. Acesso em: 7 jul. 2024.

Issue

Section

FLUXO CONTíNUO