O trágico e o espetáculo:

algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo

Autori

  • Anita Leandro Sorbonne
  • Ondina Pena Pereira UNB

Parole chiave:

Representação, Trágico, Espetáculo, Violência, Cinema brasileiro contemporâneo

Abstract

Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação.
 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Anita Leandro, Sorbonne

Doutora em Cinema pela Université de Paris III, Sorbonne Nouvelle, maître de conférences pela Université de Bordeaux III e membro da AFECCAV – Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel.

Ondina Pena Pereira , UNB

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasí­lia (UnB), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora na Universidade Católica de Brasí­lia.

Riferimenti bibliografici

BAUDRILLARD, Jean. L"™échange symbolique et la mort. Paris: Gallimard, l976.

DEBORD, Guy. La société du spectacle. Paris: Gallimard, 1992.

NIETZSCHE, F. W. A origem da Tragédia. Trad. de Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães Editores, 1985.

PIAULT, M. H. Real e Ficção. In: KOURY, M. G. P. (Org.). Imagem e memória. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

RICOEUR, Paul. La memoire, l"™histoire et l"™oubli. Paris: Seuil, 2005.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/ Embrafilme, 1981.

ROSSET, Clément. Logique du pire. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.

ROSSET, Clément. A antinatureza: elementos para uma filosofia trágica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.

ROSSET, Clément. Le principe de cruauté. Paris: Minuit, 1988.

Pubblicato

2020-04-12

Come citare

LEANDRO, A. .; PEREIRA , O. P. . O trágico e o espetáculo: : algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 68–77, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1569. Acesso em: 7 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

FLUXO CONTíNUO

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i