A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia

Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos

Autores/as

  • Eliakim Ferreira Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2567

Palabras clave:

Ensino de filosofia, História da filosofia, Didática no ensino de filosofia

Resumen

O artigo tem por objetivo extrair a concepção didática do livro Filosofia: temas e percursos de modo a mostrar uma abordagem do ensino de filosofia que privilegie a história da filosofia não como centro, mas como referencial de ensino. Ao fim, o artigo discute os limites e vantagens dessa abordagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliakim Ferreira Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestre em Filosofia pela USP. Foi membro do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval (Cepame) e do Grupo de Estudos da Latim Medieval (Gelm-USP), no qual contribuiu com a tradução das '83 questões diversas', de Agostinho de Hipona, disponíveis no site do CEPAME.

Citas

BOLZANI FILHO, Roberto. Entrevista com Roberto Bolzani Filho. In: Trans/Form/Ação, a ser publicada no primeiro trimestre de 2021.

FIGUEIREDO, Vinicius de (org.); BOLZANI FILHO, Roberto; REPA, Luiz; CUTER, João Vergílio; VALENTIM, Marco; NETO, Paulo Vieira. Filosofia: temas e percurso. Manual do professor. Volume único. Ensino Médio. Componente curricular: Filosofia. 2. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2016.

GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. In: Didática, São Paulo, 18: 33-39, 1982.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Por toda parte e em parte alguma. In: Signos. Tradução Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

SILVA, Franklin Leopoldo e. História da filosofia: centro ou referencial? In: NETO, H. N. (Org..). O ensino de Filosofia no 2º grau. São Paulo: SOFIA: SEAF, 1986, p. 153-162.

TERRA, Ricardo Ribeiro. Não se pode aprender filosofia, pode-se apenas aprender a filosofar. In: discurso, 40 (2013): 9-38.

Publicado

2022-07-07

Cómo citar

FERREIRA OLIVEIRA, E. A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia : Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 61–71, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2567. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567. Acesso em: 7 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)