A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia

Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos

Auteurs

  • Eliakim Ferreira Oliveira Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.2567

Mots-clés :

Ensino de filosofia, História da filosofia, Didática no ensino de filosofia

Résumé

O artigo tem por objetivo extrair a concepção didática do livro Filosofia: temas e percursos de modo a mostrar uma abordagem do ensino de filosofia que privilegie a história da filosofia não como centro, mas como referencial de ensino. Ao fim, o artigo discute os limites e vantagens dessa abordagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Eliakim Ferreira Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestre em Filosofia pela USP. Foi membro do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval (Cepame) e do Grupo de Estudos da Latim Medieval (Gelm-USP), no qual contribuiu com a tradução das '83 questões diversas', de Agostinho de Hipona, disponíveis no site do CEPAME.

Références

BOLZANI FILHO, Roberto. Entrevista com Roberto Bolzani Filho. In: Trans/Form/Ação, a ser publicada no primeiro trimestre de 2021.

FIGUEIREDO, Vinicius de (org.); BOLZANI FILHO, Roberto; REPA, Luiz; CUTER, João Vergílio; VALENTIM, Marco; NETO, Paulo Vieira. Filosofia: temas e percurso. Manual do professor. Volume único. Ensino Médio. Componente curricular: Filosofia. 2. ed. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2016.

GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. In: Didática, São Paulo, 18: 33-39, 1982.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Por toda parte e em parte alguma. In: Signos. Tradução Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

SILVA, Franklin Leopoldo e. História da filosofia: centro ou referencial? In: NETO, H. N. (Org..). O ensino de Filosofia no 2º grau. São Paulo: SOFIA: SEAF, 1986, p. 153-162.

TERRA, Ricardo Ribeiro. Não se pode aprender filosofia, pode-se apenas aprender a filosofar. In: discurso, 40 (2013): 9-38.

Téléchargements

Publiée

2022-07-07

Comment citer

FERREIRA OLIVEIRA, E. A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia : Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 61–71, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.2567. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567. Acesso em: 7 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)