Abordagens geográficas sobre o turismo
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v4i1.2133Palavras-chave:
Geografia do Turismo, Turismo, abordagens geográficas do turismoResumo
O turismo é setor que tem se destacado anualmente, em 2016 movimentou 1.235 milhões de turistas em todo mundo gerando US$ 1,4 trilhões em exportações turísticas (UNWTO, 2017). O turismo contemporâneo surgiu do grand tour evoluindo a partir das transformações técnica-científicas vivenciadas pelo período capitalista, possibilitando que o turismo fosse realizado também pela classe média trabalhadora, dando origem ao turismo de massa e aos grandes fluxos turísticos pelo mundo, desta forma o turismo não é apenas um fenômeno econômico, mas multidisciplinar, envolvendo várias áreas do conhecimento, inclusive a geográfica. O presente artigo tem como objetivo discutir, pelo viés geográfico, o turismo de sua invenção no mundo contemporâneo. A análise do turismo pela geografia é realizada a partir de uma diversidade de olhares e percepções do espaço geográfico transformado pelo turismo ao redor do mundo, dessa forma, a Geografia do Turismo não deve ser considerada como uma nova geografia, autônoma e linear, mas como uma área temática dentro da ciência geográfica, que busca apreender esse fenômeno de acordo com uma ou outra linha epistêmica da geografia, como a perspectiva neopositivista, marxista, humanista ou da complexidade. Entendemos também que ainda há muito a ser discutido sobre o turismo na ciência geográfica e que esse trabalho possa contribuir no decorrer desse diálogo
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