AS CONTRADIÇÕES, LUTAS E RESISTÊNCIAS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO PERIFÉRICO

TROCAS E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA MODALIDADE DE ENSINO EAD

Autores

  • Karla Santos Moreira Centro Universitário Internacional - Uninter
  • Priscila Abrantes da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Produção do espaço, periferia, centralidades, expropriação

Resumo

O presente relato se trata de uma súmula de conteúdos debatidos durante o transcorrer de uma disciplina ofertada pelo programa de pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, possuindo o intuito de compartilhar as trocas e experiências vividas através da modalidade de ensino EAD, que apesar de suas limitações e problemas, possibilitou o encontro com alunos de diferentes estados do país e de diferentes áreas de pesquisa. Este relato tem como recorte específico uma das aulas do curso intitulada “As centralidades periféricas e as formas de resistência-luta e contradições”, tendo o objetivo de colocar em debate o desenvolvimento de regiões periféricas através da construção de megaempreendimentos e de novas estações de trem/metrô, resultando na expulsão direta ou indireta de comunidades de baixa renda, bem como na organização e instauração de políticas públicas voltadas para a urbanização de favelas e regularização fundiária que, apesar da resistência e luta dos moradores envolvidos, acabam engendradas na dinâmica de (re)produção capitalista do espaço. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ, I. P. A segregação como conteúdo da produção do espaço. In: VASCONCELOS, P. A; CORRÊA, R. L; PINTAUDI, S. M. (orgs.). A cidade contemporânea, segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013. pp.111-126.

ALVES, G. A. Centralidades periféricas: da segregação socioespacial ao direito à cidade. In: CARLOS, A. F. A; SANTOS, C. S; ALVAREZ, I. P. Geografia urbana crítica: teoria e método. São Paulo: Contexto, 2018. pp.109-124.

ALVES, G. A. Privação, justiça espacial e direito à cidade. In: CARLOS, A. F. A; ALVES, G. A; PADUA, R. F. (orgs.). Justiça espacial e o direito à cidade. São Paulo; Editora Contexto, 2017.

CARLOS, A. F. A. Espaço tempo da vida cotidiana na metrópole. 2ª ed.revisada. São Paulo: Labur Edições, 2017, 317p. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/388>. Acesso em: 30 set 2021.

EDITORES, O. Espaço & debates 42 Periferia revisitada. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, [S. l.], v. 11, p. 126-128, 2002. DOI: 10.11606/issn.2317-2762.v11i0p126-128. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/47668>. Acesso em: 24 ago. 2021.

HARVEY, D. A Loucura da Razão Econômica Marx e o Capital no século XXI. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018. 224p.

KOWARICK, L. Escritos Urbanos. 2° Ed. São Paulo: Editora 34, 2009. 144p.

RIBEIRO, F. V. A luta pelo espaço: da segurança de posse à política de regularização fundiária de interesse social em São Paulo. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), 2012. 349p. Disponível em: <https://bv.fapesp.br/pt/dissertacoes-teses/81261/a-luta-pelo-espaco-da-seguranca-da-posse-a-politica-de-regu>. Acesso em: 22 out 2021.

TOURINHO, A. de O. Centro e centralidade: uma questão recente. In: CARLOS, A. F. OLIVEIRA, A. U. de (orgs.). Geografia da metrópole. São Paulo: Contexto, 2006. pp.277-300.

VOLOCHKO, D. Nova produção das periferias urbanas e a reprodução do cotidiano. In: Carlos, A. F. A. (orgs.) Crise urbana. São Paulo: Contexto, 2015. pp.105-128.

Downloads

Publicado

2024-01-09 — Atualizado em 2024-01-09

Versões

Como Citar

Santos Moreira, K., & Abrantes da Silva, P. . (2024). AS CONTRADIÇÕES, LUTAS E RESISTÊNCIAS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO PERIFÉRICO: TROCAS E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA MODALIDADE DE ENSINO EAD . PENSAR GEOGRAFIA, 7(1), e7202403. Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/4337

Edição

Seção

Relato de experiências educativas