DO PAPEL PARA A TELA: ASPECTOS ENUNCIATIVOS NO RECONTO INFANTIL

Autores

  • Fabiana Cristina Komesu
  • Raquel Wohnrath Arroyo

Palavras-chave:

Letramentos, Escrita, Internet

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeitolinguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indí­cios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguí­sticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Cristina Komesu

Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Linguí­stica pela Unicamp. Professora assistente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Raquel Wohnrath Arroyo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguí­sticos da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto (SP).

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

KOMESU, F. C.; ARROYO, R. W. . DO PAPEL PARA A TELA: ASPECTOS ENUNCIATIVOS NO RECONTO INFANTIL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 70–85, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/74. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Nossas Letras