O PROCESSO DISCURSIVO DA AUTORIA EM POEMAS PRODUZIDOS A PARTIR DO POEMA-BASE – A PORTA, DE VINÍCIUS DE MORAES

Autores

  • Luciane Botelho Martins
  • Marilei Resmini Grantham

Palavras-chave:

Poema, Autoria, Análise do Discurso

Resumo

 Este artigo reflete sobre a produção de textos, mais especificamente: poemas, bem como o processo discursivo da autoria na sala de aula. A busca por uma prática de produção textual diferente da que vem sendo realizada tradicionalmente na escola, motivou meu trabalho com uma turma de 4º ano, trabalho este que resultou em uma compilação de textos, intitulada Textos & textos, a qual é aqui submetida à análise sob a perspectiva da Análise do Discurso pecheuxtiana. Busco, então, examinar o processo discursivo da produção textual, isto é, pretendo verificar alunos/produtores de textos constituindo-se como sujeitos por meio dos processos discursivos da leitura, da interpretação e da autoria. Procuro lançar um novo olhar sobre os textos produzidos em sala de aula, aqui tomados como materialidade linguí­stica. Parto do princí­pio de que, dando ao aluno a oportunidade de produzir textos, estamos dando-lhe voz, possibilitando que se constitua como sujeito, como autor.

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Biografia do Autor

Luciane Botelho Martins

Especialista em Linguí­stica e Ensino de Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Marilei Resmini Grantham

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora
Associada da FURG.

Referências

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

MARTINS, L. B. .; GRANTHAM, M. R. . O PROCESSO DISCURSIVO DA AUTORIA EM POEMAS PRODUZIDOS A PARTIR DO POEMA-BASE – A PORTA, DE VINÍCIUS DE MORAES . COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 2, p. 05–25, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/82. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Nossas Letras