IRACEMA: EMANCIPAÇÃO LITERÁRIA PELA FORMA ROMANCE

Autores/as

  • Francisco Humberlan Arruda de Oliveira

Palabras clave:

Emancipação literária, Iracema, Romance, Subjetividade

Resumen

Este artigo objetiva explorar o romance indianista de José de Alencar, Iracema, tecendo apontamentos sobre como o gênero se adaptou, nos trópicos, ao ambiente, de que forma acolheu tópicos como subjetividade e raça nas figuras indí­genas e, ainda, como o gênero romance corroborou com o projeto de emancipação literária. Procurou-se evidenciar que o indianismo de José de Alencar não buscou a afirmação da nacionalidade na continuação da tradição indí­gena, antes, preferiu reinseri-lo na cultura europeia, no intuito de construir um novo olhar sobre o í­ndio. Usamos como aporte teórico Bakthin (1998), Bosi (1992) e Candido (2006).

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Biografía del autor/a

Francisco Humberlan Arruda de Oliveira

Doutorando em Estudos da Linguagem, área Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Citas

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

OLIVEIRA , F. H. A. de . IRACEMA: EMANCIPAÇÃO LITERÁRIA PELA FORMA ROMANCE. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 2, p. 50–64, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/157. Acesso em: 7 jul. 2024.