PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ FERNANDES DE MELO
Mots-clés :
Eventos de letramento, Práticas letradas, Língua espanholaRésumé
O presente artigo tem como objeto de análise as práticas letradas e os eventos de letramento em língua estrangeira (espanhol), protagonizadas por alunos do Ensino Médio, mais especificamente do 1º ano, da Escola Estadual Doutor José Fernandes de Melo, localizada no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. Este estudo foi fundamentado à luz dos trabalhos dos seguintes autores: Soares (2006), Kleiman (2005), Irineu (2010), dentre outros, que problematizam os conceitos de letramentos múltiplos, práticas letradas e eventos de letramento, dos quais partimos para fundamentar a análise de nosso objeto. Do ponto de vista metodológico, aplicamos, aos sujeitos do presente estudo, um questionário composto por itens relacionados í s práticas letradas e os eventos de letramento executados em espanhol. Em suma, os resultados das análises revelaram que as práticas de letramento protagonizadas pelos alunos estão relacionadas, em sua maioria, à escrita e à leitura em ambiente institucional (universidade). Podemos afirmar ainda que os eventos de letramento diagnosticados nesta pesquisa estão relacionados í s mais diversas esferas sociais de atividade discursiva, como a escola, as igrejas etc..
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(c) Tous droits réservés Albaniza Brigida de Oliveira Neta, Lucineudo Machado Irineu 2016
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