NO ENTRELUGAR DO INSÓLITO FICCIONAL: UM ESTUDO DE DOIS CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Auteurs

  • Antonia Marly Moura da Silva
  • Mônica Valéria Moraes Marinho
  • Rosaly Ferreira da Costa Santos

Mots-clés :

Lygia Fagundes Telles, Fantástico, Espaço ficcional

Résumé

Este trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa maior intitulada "A arquitetura insólita do espaço ficcional: um estudo do conto de Lygia Fagundes Telles" (PIBIC/CNPq), desenvolvida na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Neste recorte, o estudo focaliza os contos "O Noivo", integrante da obra Mistérios (1981) e "A chave na porta", da obra Invenção e memória (2009), destacando o espaço como categoria expressiva na configuração do insólito, sobretudo aspectos do fantástico e do estranho. No discurso romanesco referido, o espaço, difuso e confuso, adquire contornos do mistério, do sonho e da fantasia, recursos imagéticos que potencializam a atmosfera insólita da história narrada. Nesses contos, realidade e imaginação se entrelaçam para valorar caracterí­sticas tí­picas do fantástico contemporâneo. A linha tênue que separa o real e o irreal permite a transposição das personagens para lugares alhures, possí­veis somente na imaginação, no mito e na poesia. A ação oscila entre um e outro espaço, em um tempo que se aproxima do mito, o que provoca um sentimento de incerteza do ponto de vista das personagens – e também do leitor – em relação aos fatos narrados. Deste modo, podemos dizer que, na ficção de Lygia Fagundes Telles, o fantástico se instala na confluência de realidades opostas, entre instâncias como o possí­vel e o impossí­vel, o estranho e o familiar, o ordinário e o extraordinário, perspectiva romanesca privilegiada na literatura contemporânea, tal como identifica Roas (2014), Ceserani (2006) e Calvino (2004), teóricos que, junto a Lins (1976), Dimas (1987), Foucault (1984) e Bachelard (1989), são referências norteadoras nesse estudo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Antonia Marly Moura da Silva

Doutora em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, Pós-doutora pela Universidade de Coimbra – PT, docente do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professora permanente do Mestrado em Letras PPCL da referida Universidade.

Mônica Valéria Moraes Marinho

Graduada em Letras/Lí­ngua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e mestranda em Ciências da Linguagem, pela referida Universidade.

Rosaly Ferreira da Costa Santos

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Références

BACHELARD, G. A Poética do Espaço. Trad.:Antônio da Costa Leal e Lí­dia do Valle Santos Leal. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BRANDíO, L. A. Teorias do espaço literário. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CALVINO, I. Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano.Trad.: vários. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CESERANI, R. O fantástico. Trad.: Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de sí­mbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad.: Vera da Costa e Silva et al. 24. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
CORTÁZAR, J. Valise de Cronopio. Trad.: Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1993.
DIMAS, A. Espaço e romance. 2 ed. São Paulo: Ática, 1987.
ELIADE, M. O Espaço Sagrado e a sacralização do mundo. In: O Sagrado e o Profano: A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 25-61.
FERNANDES, I. Dicionário on line de termos literários. Acesso em 16 de agosto de 2015. Disponí­vel em: http://www.edtl.com.pt/business-directory/6054/cronotopo/;
FERREIRA, A. B. de H. O minidicionário da lí­ngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FOUCAULT, M. Outros espaços. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad.: Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984. p. 411 - 422.
FREUD, S. O estranho. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud. V. XVII. Trad.: dirigida por Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 237-269.
GANCHO, V. Como analisar narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2006 (Princí­pios; 207).
GARCIA, F. O insólito na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In.: _______. (org). A banalização do insólito: questões de gênero literário e mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007, p. 11-22.
JUNG, C. G. O homem e seus sí­mbolos.Trad.: Maria Lúcia Pinho. 2 ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2008.
LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo. Ática, 1976 (Ensaios, 20)
ROAS, D. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad.: Julí­an Fuks. 1 ed. São Pauo: Unesp, 2014;
TELLES, L. F. Invenção e memória.São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
____. Mistérios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad.: Maria Clara Correa Castelo. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Téléchargements

Publiée

2016-12-31

Comment citer

SILVA, A. M. M. da; MARINHO, M. V. M.; SANTOS, R. F. da C. . NO ENTRELUGAR DO INSÓLITO FICCIONAL: UM ESTUDO DE DOIS CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES . COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 3, n. 2, p. 38–57, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/125. Acesso em: 21 nov. 2024.