NO ENTRELUGAR DO INSÓLITO FICCIONAL: UM ESTUDO DE DOIS CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES
Mots-clés :
Lygia Fagundes Telles, Fantástico, Espaço ficcionalRésumé
Este trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa maior intitulada "A arquitetura insólita do espaço ficcional: um estudo do conto de Lygia Fagundes Telles" (PIBIC/CNPq), desenvolvida na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Neste recorte, o estudo focaliza os contos "O Noivo", integrante da obra Mistérios (1981) e "A chave na porta", da obra Invenção e memória (2009), destacando o espaço como categoria expressiva na configuração do insólito, sobretudo aspectos do fantástico e do estranho. No discurso romanesco referido, o espaço, difuso e confuso, adquire contornos do mistério, do sonho e da fantasia, recursos imagéticos que potencializam a atmosfera insólita da história narrada. Nesses contos, realidade e imaginação se entrelaçam para valorar características típicas do fantástico contemporâneo. A linha tênue que separa o real e o irreal permite a transposição das personagens para lugares alhures, possíveis somente na imaginação, no mito e na poesia. A ação oscila entre um e outro espaço, em um tempo que se aproxima do mito, o que provoca um sentimento de incerteza do ponto de vista das personagens – e também do leitor – em relação aos fatos narrados. Deste modo, podemos dizer que, na ficção de Lygia Fagundes Telles, o fantástico se instala na confluência de realidades opostas, entre instâncias como o possível e o impossível, o estranho e o familiar, o ordinário e o extraordinário, perspectiva romanesca privilegiada na literatura contemporânea, tal como identifica Roas (2014), Ceserani (2006) e Calvino (2004), teóricos que, junto a Lins (1976), Dimas (1987), Foucault (1984) e Bachelard (1989), são referências norteadoras nesse estudo.
Téléchargements
Références
BRANDíO, L. A. Teorias do espaço literário. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CALVINO, I. Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano.Trad.: vários. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CESERANI, R. O fantástico. Trad.: Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad.: Vera da Costa e Silva et al. 24. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
CORTÁZAR, J. Valise de Cronopio. Trad.: Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1993.
DIMAS, A. Espaço e romance. 2 ed. São Paulo: Ática, 1987.
ELIADE, M. O Espaço Sagrado e a sacralização do mundo. In: O Sagrado e o Profano: A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 25-61.
FERNANDES, I. Dicionário on line de termos literários. Acesso em 16 de agosto de 2015. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/business-directory/6054/cronotopo/;
FERREIRA, A. B. de H. O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FOUCAULT, M. Outros espaços. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad.: Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984. p. 411 - 422.
FREUD, S. O estranho. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de S. Freud. V. XVII. Trad.: dirigida por Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 237-269.
GANCHO, V. Como analisar narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2006 (Princípios; 207).
GARCIA, F. O insólito na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In.: _______. (org). A banalização do insólito: questões de gênero literário e mecanismos de construção narrativa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007, p. 11-22.
JUNG, C. G. O homem e seus símbolos.Trad.: Maria Lúcia Pinho. 2 ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2008.
LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo. Ática, 1976 (Ensaios, 20)
ROAS, D. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad.: Julían Fuks. 1 ed. São Pauo: Unesp, 2014;
TELLES, L. F. Invenção e memória.São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
____. Mistérios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad.: Maria Clara Correa Castelo. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Antonia Marly Moura da Silva, Mônica Valéria Moraes Marinho, Rosaly Ferreira da Costa Santos 2016
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.