DO PAPEL PARA A TELA: ASPECTOS ENUNCIATIVOS NO RECONTO INFANTIL

Auteurs

  • Fabiana Cristina Komesu
  • Raquel Wohnrath Arroyo

Mots-clés :

Letramentos, Escrita, Internet

Résumé

O objetivo deste artigo é discutir aspectos enunciativos em reconto infantil produzido por crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, em contexto escolar, em suportes distintos, a saber, no papel e na tela do computador com acesso à internet. De um ponto de vista teórico, que privilegia estudos da Enunciação e do Discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2004), procura-se refletir sobre modificações no texto/discurso dada a mudança do suporte material, segundo a hipótese de que, ao enunciar no papel ou na tela, as diferentes projeções que o escrevente faz da imagem do outro, da de si próprio e da dos suportes utilizados no processo de textualização podem ser investigadas na relação sujeitolinguagem. Metodologicamente, este trabalho apoia-se no paradigma indiciário, o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indí­cios representativos de fenômenos mais gerais. A análise, de cunho qualitativo-interpretativo, privilegia, portanto, o estudo de marcas linguí­sticas que indiciam diferentes projeções de imagens que os escreventes produzem com diferentes interlocutores em suportes distintos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fabiana Cristina Komesu

Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Linguí­stica pela Unicamp. Professora assistente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Raquel Wohnrath Arroyo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguí­sticos da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto (SP).

Téléchargements

Publiée

2014-06-30

Comment citer

KOMESU, F. C.; ARROYO, R. W. . DO PAPEL PARA A TELA: ASPECTOS ENUNCIATIVOS NO RECONTO INFANTIL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 70–85, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/74. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Nossas Letras