TRABALHANDO A HISTÓRIA E A LITERATURA: A SECA DE 1915 NA ESCRITA DE RACHEL DE QUEIROZ O QUINZE

Autores

  • Rusiane da Silva Torres
  • Halyson Rodrygo da Silva Oliveira

Palavras-chave:

Rachel de Queiroz, Literatura, História

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a obra O Quinze, de Rachel de Queiroz e outras fontes que retratam a grande seca de 1915, que acometeu o Nordeste brasileiro, notadamente o Ceará, estado da romancista. O nosso estudo busca mostrar até que ponto História e Literatura se entrelaçam. A História e a literatura são áreas de conhecimentos muitas vezes consideradas afins, sua maior divergência trata-se do método de escrita. A seca é um dos fenômenos naturais que mais devasta a população, sendo tal fenômeno fortemente ligado a região Nordeste, e esteve estampado nas principais obras da década de 30, escrita conhecida como romance regionalista. Dentre os principais historiadores mencionados na pesquisa, destaco Durval Muniz de Albuquerque Junior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rusiane da Silva Torres

Discente do curso de História na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Bolsista do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação í  Docência – PIBID.

Halyson Rodrygo da Silva Oliveira

Orientador e professor da disciplina Orientação Teórico-metodológico e Estágio Supervisionado I no curso de História na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes; prefácio de Margareth Rego. 5.ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5. ed. Belo Horizonte; São Paulo: Itatiaia: Ed. da Universidade de São Paulo, 1975. v. 2
FERREIRA, Antonio Celso. A fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi e LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015.
PENSAVENTO, Sandra Jatahy. O Mundo como texto: Leituras de História e da Literatura. 2003.
REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a ciência. 3ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
_____ José Carlos. Escola dos Annales: a inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva. São Paulo, 2009.
TRAVASSOS, Lidiany Soares Mota. Uma História não contada: O Campo de Concentração para flagelados em 1915 em Fortaleza – Ceará. Perspectiva Históricas: Historiografia, pesquisa e patrimônio. Fortaleza, novembro, 2011.

FONTES
Jornal O Mossoroense. Anos, 1915, 1916 acervo. Museu Municipal Lauro da Escócia. Mossoró RN.
Jornal O Commercio de Mossoró. Ano 1915. Museu Municipal Lauro da Escócia. Mossoró RN.
QUEIROZ, R. de; QUEIROZ, M. L. de. Tantos anos. São Paulo: Siciliano, 1998.
______________. O Quinze. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
______________. As três Rachéis (entrevista). In Cadernos de Literatura Brasileira (Rachel de Queiroz), n. 04, p. 20-39, set. 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

TORRES, R. da S.; OLIVEIRA, H. R. da S. TRABALHANDO A HISTÓRIA E A LITERATURA: A SECA DE 1915 NA ESCRITA DE RACHEL DE QUEIROZ O QUINZE . COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 3, n. 2, p. 23–37, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/124. Acesso em: 24 nov. 2024.