A PRODUÇÃO DO ESPAÇO FUMICULTOR NO MUNICÍPIO DE PILÕES-RN E A TERRITORIALIZAÇÃO DA SOUZA CRUZ S.A.

Autores/as

  • Francisco Rerison Ferreira Gama Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0003-3468-5194

Palabras clave:

Produção do espaço, Território, Souza Cruz

Resumen

A produção do espaço geográfico está atrelada as práticas espaciais conduzidas pelo homem, que constantemente transforma-o pelo seu trabalho. Logo, o homem é responsável por conduzir as práticas espaciais que podem ser manipuladas por grupos econômicos, sociedade civil ou pelo Estado. Pela lógica capitalista, todos esses sujeitos são sobrecarregados de um desejo lucrativo de reprodução de uma atividade econômica ou de uma sociedade como um todo. E, tomando como base esse entendimento de formação de espaço, objetiva-se pesquisar a produção do espaço fumicultor no municí­pio de Pilões – RN a partir da territorialização da Souza Cruz S.A. e, busca-se também compreender a dinâmica socioespacial exercida pela empresa Souza Cruz através de suas territorialidades. Para uma melhor compreensão sobre a temática, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário socioeconômico, aplicado com 12 fumicultores, além da utilização de fontes secundárias como periódicos e revistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Rerison Ferreira Gama, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Geografia pelo CGE/CAMEAM/UERN

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Me do CGE/CAMEAM/UERN

Citas

ABIFUMO. Associação Brasileira da Indústria de Fumo. Disponí­vel em: <http://www.abifumo.Org.este/legbra/pop/01_01.htm> Acesso em: 25 mai. 2010.

CARNEIRO, R. N. A natureza do espaço numa perspectiva comunicativa ou pública. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 29 n. 1 p. 33-46 jan. / jun. 2009.

CORRÊA, R. L.. Região e organização espacial. São Paulo: ítica, 2007.

CORRÊA, R. L. Corporação, práticas espaciais e gestão do território. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v.54, n. 3, jul/set 1992.

DESER. A Cadeia Produtiva do Fumo. Revista do Departamento de Estudos Sócio- Econômicos Rurais, ano III, n. 4, Curitiba, 2003.

DURKHEIM, É.. As regras do método sociológico. Trad. Paulo Neves. Revisão de Tradução: Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (coleção tópicos).

LEFEBVRE, H., A Produção do Espaço. Trad. Grupo. "As (im) Possibilidades do Urbano na Metrópole Contemporânea" do Núcleo de Geografia Urbana da UFMG (do original: La Production de I"™espace. 4. ed. Paris: Éditions Anthopos, 2000). Primeira Versão: iní­cio – fev. 2006.

MOREIRA, R.. Pensar e ser em Geografia: Ensaios de História, Epistemologia e Ontologia do Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 2008.

SANTOS, M. Da Totalidade ao Lugar. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica, tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. reimpr - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: Da Crí­tica da Geografia a uma Geografia Crí­tica. Milton Santos. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-cientí­fico-informacional. Ed. São Paulo: Hucitec. 1994.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no iní­cio do século XXI. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SOUZA, M. J. L. de. O território. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia, conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

GAMA, F. R. F.; CARNEIRO, R. N. . A PRODUÇÃO DO ESPAÇO FUMICULTOR NO MUNICÍPIO DE PILÕES-RN E A TERRITORIALIZAÇÃO DA SOUZA CRUZ S.A. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/308. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artí­culos