Introdução sobre as questões étnico-raciais na escola e na geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v5i1.3432Palavras-chave:
Ensino de geografia. Currículo. Leis 10.639/03 e 11.645/08. Geografia críticaResumo
Com o surgimento da geografia crítica com subsídio no materialismo histórico-dialético, a geografia enquanto ciência em diálogo com as questões étnico-raciais tem se tornado um grande campo de estudo, de intensas investigações que nos convida a refletir cotidianamente sobre as temáticas respaldadas nas leis 10.639/03 e 11.645/08. Compreendendo a necessidade e urgência das discussões sobre as questões étnico-raciais no mundo contemporâneo, este artigo tem como objetivo apresentar de forma introdutória as questões étnico-raciais na escola e na geografia escolar. Os componentes curriculares devem incorporar a discussão sobre a história de África e cultura afro-brasileira e indígena. Por isso, ressalta-se a necessidade de estarmos efetivamente contemplando esta pauta em todo o currículo escolar, de modo a contribuir com a luta antirracista e desnaturalizar o preconceito racial na escola. Utilizou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica como procedimento metodológico, dialogando com um vasto referencial teórico sobre as temáticas, criando sistemáticas de estudo e diálogos de formação que são pertinentes para a escola e a sociedade. Nota-se que a geografia enquanto componente curricular apresenta ricas possibilidades para a aplicabilidade das temáticas presentes nas leis. É a partir de tal sistematização que será possível contribuir com a educação para as relações étnico-raciais e para a igualdade racial.
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