Introdução sobre as questões étnico-raciais na escola e na geografia escolar

Autores

  • Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v5i1.3432

Palavras-chave:

Ensino de geografia. Currí­culo. Leis 10.639/03 e 11.645/08. Geografia crí­tica

Resumo

Com o surgimento da geografia crí­tica com subsí­dio no materialismo histórico-dialético, a geografia enquanto ciência em diálogo com as questões étnico-raciais tem se tornado um grande campo de estudo, de intensas investigações que nos convida a refletir cotidianamente sobre as temáticas respaldadas nas leis 10.639/03 e 11.645/08. Compreendendo a necessidade e urgência das discussões sobre as questões étnico-raciais no mundo contemporâneo, este artigo tem como objetivo apresentar de forma introdutória as questões étnico-raciais na escola e na geografia escolar. Os componentes curriculares devem incorporar a discussão sobre a história de África e cultura afro-brasileira e indí­gena. Por isso, ressalta-se a necessidade de estarmos efetivamente contemplando esta pauta em todo o currí­culo escolar, de modo a contribuir com a luta antirracista e desnaturalizar o preconceito racial na escola. Utilizou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica como procedimento metodológico, dialogando com um vasto referencial teórico sobre as temáticas, criando sistemáticas de estudo e diálogos de formação que são pertinentes para a escola e a sociedade. Nota-se que a geografia enquanto componente curricular apresenta ricas possibilidades para a aplicabilidade das temáticas presentes nas leis. É a partir de tal sistematização que será possí­vel contribuir com a educação para as relações étnico-raciais e para a igualdade racial.

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior. (2021). Introdução sobre as questões étnico-raciais na escola e na geografia escolar. PENSAR GEOGRAFIA, 5(1), 38–54. https://doi.org/10.26704/pgeo.v5i1.3432