OS RECURSOS HÍDRICOS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i1.732Palavras-chave:
Currículo, Educação ambiental, Recursos HídricosResumo
A Política Nacional dos Recursos Hídricos – PNRH instituída pela Lei nº 9.433/97 constituiu em um modelo de gestão democrático e participativo, que permite que setores da sociedade civil, usuários dos recursos hídricos e instancias públicas ferais estaduais e municipais dialoguem no comitê de bacia. Contudo, é necessário preparar a sociedade para o diálogo e participação efetiva nas tomadas de decisões acerca dos recursos hídricos, através do currículo da educação básica. O presente artigo investiga a inserção dos recursos hídricos no ensino básico, entendendo que esse tema pode ser trabalhado transversalmente com a educação ambiental e participação democrática e cidadania nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN"™s) de Geografia para 8º e 9º anos. O trabalho resgatou produções bibliográficas na perspectiva articulada da água com a conservação ambiental para o gerenciamento integrado dos Recurso Hídricos investigando a necessidade dos recursos hídricos para a educação ambiental. Em tal análise, foi percebida a desatualização quanto aos conceitos atualmente concebidos pelo discurso ambiental, sobretudo, dos Recursos Hídricos, do mesmo modo há fragmentação de temas no currículo proposto pelo MEC (Ministério da Educação). Essa realidade dificulta uma formação ambiental básica do aluno e consequentemente seu conhecimento e participação das acerca das decisões sobre os recursos hídricos.