OS RECURSOS HÍDRICOS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

  • Filipe da Silva Peixoto
  • Marta Celina Linhares Sales

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i1.732

Palabras clave:

Currí­culo, Educação ambiental, Recursos Hí­dricos

Resumen

A Polí­tica Nacional dos Recursos Hí­dricos – PNRH instituí­da pela Lei nº 9.433/97 constituiu em um modelo de gestão democrático e participativo, que permite que setores da sociedade civil, usuários dos recursos hí­dricos e instancias públicas ferais estaduais e municipais dialoguem no comitê de bacia. Contudo, é necessário preparar a sociedade para o diálogo e participação efetiva nas tomadas de decisões acerca dos recursos hí­dricos, através do currí­culo da educação básica. O presente artigo investiga a inserção dos recursos hí­dricos no ensino básico, entendendo que esse tema pode ser trabalhado transversalmente com a educação ambiental e participação democrática e cidadania nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN"™s) de Geografia para 8º e 9º anos. O trabalho resgatou produções bibliográficas na perspectiva articulada da água com a conservação ambiental para o gerenciamento integrado dos Recurso Hí­dricos investigando a necessidade dos recursos hí­dricos para a educação ambiental. Em tal análise, foi percebida a desatualização quanto aos conceitos atualmente concebidos pelo discurso ambiental, sobretudo, dos Recursos Hí­dricos, do mesmo modo há fragmentação de temas no currí­culo proposto pelo MEC (Ministério da Educação). Essa realidade dificulta uma formação ambiental básica do aluno e consequentemente seu conhecimento e participação das acerca das decisões sobre os recursos hí­dricos.

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Publicado

2020-02-27

Cómo citar

da Silva Peixoto, F., & Sales, M. C. L. (2020). OS RECURSOS HÍDRICOS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. PENSAR GEOGRAFIA, 1(1), 111 125. https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i1.732