REDES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO POLÍTICO SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Autores/as

  • Iza Maria Pereira
  • Jonas Yuri Carlos da Costa
  • Sancha Wallessa da Silva César

Palabras clave:

Redes Sociais, Reforma da Previdência, Discurso polí­tico, Poder, Efeitos de sentido

Resumen

As tecnologias de informação democratizaram a internet e alteraram as dinâmicas sociocomunicativas das sociedades que sofreram essa interferência/impacto. Apresentou ao indiví­duo um ciberespaço ou sociedade em rede onde as pessoas se expressam e se relacionam, produzem e compartilham conteúdos, saberes, sentidos, formas de pensar e ver. Considerando esse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar o processo de produção de sentidos pelo discurso polí­tico sobre a Reforma da Previdência através da propaganda institucional. Para tanto, usamos como referencial teórico a Análise do Discurso de orientação francesa, mobilizando conceitos como discurso, poder e posição-sujeito a partir dos postulados de Michel Foucault e com contribuições de outros estudiosos da área. Abordamos, também, aspectos da Semiologia História postulada por Courtine para o interior da Análise do Discurso, no trabalho conjunto do verbal (linguí­stico) e o visual (semiológico) de interpretação das estratégias discursivas e a produção dos efeitos de sentido. Para fins de constituição do objeto de análise desse trabalho foi escolhido o gênero propaganda. Assim, analisamos duas postagens produzidas pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e veiculados na página oficial do partido no facebook, nos dias 02 e 04 de março de 2017. A partir da análise do corpus foi possí­vel mapear os ditos (e os não ditos) sobre a reforma da previdência, identificando as estratégias discursivas na produção de efeitos de sentido operado pela propaganda oficial.

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Biografía del autor/a

Iza Maria Pereira

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL, do Departamento de Letras Vernáculas - DLV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mossoró, Brasil. 

Jonas Yuri Carlos da Costa

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL, do Departamento de Letras Vernáculas - DLV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mossoró, Brasil. 

Sancha Wallessa da Silva César

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL, do Departamento de Letras Vernáculas - DLV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mossoró, Brasil. 

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

PEREIRA, I. M.; COSTA, J. Y. C. da; CÉSAR, S. W. da S. REDES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO POLÍTICO SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 4, n. 2, p. 67–84, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/143. Acesso em: 5 oct. 2024.

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