REDES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO POLÍTICO SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Mots-clés :
Redes Sociais, Reforma da Previdência, Discurso político, Poder, Efeitos de sentidoRésumé
As tecnologias de informação democratizaram a internet e alteraram as dinâmicas sociocomunicativas das sociedades que sofreram essa interferência/impacto. Apresentou ao indivíduo um ciberespaço ou sociedade em rede onde as pessoas se expressam e se relacionam, produzem e compartilham conteúdos, saberes, sentidos, formas de pensar e ver. Considerando esse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar o processo de produção de sentidos pelo discurso político sobre a Reforma da Previdência através da propaganda institucional. Para tanto, usamos como referencial teórico a Análise do Discurso de orientação francesa, mobilizando conceitos como discurso, poder e posição-sujeito a partir dos postulados de Michel Foucault e com contribuições de outros estudiosos da área. Abordamos, também, aspectos da Semiologia História postulada por Courtine para o interior da Análise do Discurso, no trabalho conjunto do verbal (linguístico) e o visual (semiológico) de interpretação das estratégias discursivas e a produção dos efeitos de sentido. Para fins de constituição do objeto de análise desse trabalho foi escolhido o gênero propaganda. Assim, analisamos duas postagens produzidas pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e veiculados na página oficial do partido no facebook, nos dias 02 e 04 de março de 2017. A partir da análise do corpus foi possível mapear os ditos (e os não ditos) sobre a reforma da previdência, identificando as estratégias discursivas na produção de efeitos de sentido operado pela propaganda oficial.
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© Iza Maria Pereira, Jonas Yuri Carlos da Costa, Sancha Wallessa da Silva César 2017
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