POLIFONIA NO ROMANCE LA REGIÓN MÁS TRANSPARENTE (2008), DE CARLOS FUENTES
Mots-clés :
Romance, Polifonia, La región más transparenteRésumé
Objetiva-se verificar o uso conceito de romance polifônico proposto pelo filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1993; 2010) na obra La región más transparente (2008) do mexicano Carlos Fuentes. A polifonia será analisada em seus três caracteres: o pluriestilístico, o plurilinguismo e o plurivocal. Acerca da estrutura narrativa do romance mexicano baseia-se em Josef (1993) e Oviedo (2002). São utilizadas ainda outras fontes de pesquisa, como o Diccionario de la a Real Academia Española (DRAE) e o Diccionario del Español de México (DEM) do Colegio de México. Infere-se que, em La región más transparente, há excelente trabalho polifônico, pois são mostradas as diversas vozes das personagens através de suas características linguísticas e de sua posição social, o que se soma com os vários gêneros discursivos presentes no romance.
Téléchargements
Références
______. ______. 3.ed. São Paulo: Editora UNESP, 1993.
______. O romance polifônico de Dostoiéski e seu enfoque na crítica literária. In:
______. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra.5ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 3-51
BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A Revolução Mexicana. São Paulo: Editora UNESP, 2010. Revoluções do século XX.
BRAIT, Beth. A personagem. 5.ed.São Paulo: Ática, 1993. Série Princípios.
COLEGIO DE MÉXICO A. C. Diccionario del Español de México (DEM). Disponível em: <http://dem.colmex.mx/Default.aspx> Acesso em: 14 abr. 2014.
COLINA MARÍN, Egly. Biografía de Alfonso Sparza Oteo. Disponível em:<http://www.fundacionjoseguillermocarrillo.com/sitio/muspopular_alfonso_esparza_ot eo.php> Acesso em 15 abr. 2014.
DONOSO, José. Historia personal del "Boom". Santiago: Andres Bello, 1987.
FUENTES, Carlos. La región más transparente. Buenos Aires: Aguilar, Altea. Taurus, Alfaguara, 2008a.
______. _______. Madrid: Alfaguara, 2008b. Edición conmemorativa.
______. La nueva novela hispanoamericana. Ciudad de México: Joaquín Mortiz. 1976.
GALEANO, Eduardo. Los nadies. In: ______. El libro de los abrazos. Montevideo: Catálogos, 1989.
GÓMEZ MÉNDEZ, Sérgio Orlando. et al. Entrevista Díaz-Creelman (1908). In: ______. Historia de México. México: Limusa, 2005. p.225-22.
JOZEF, Bella. O espaço reconquistado: linguagem e criação no romance hispanoamericano. 2.ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
LA CUCARACHA – Canción tradicional. Disponível em: <http://www.mamalisa.com/?t=ss&p=3230&c=71> Acesso em: 24 abr. 2014.
LA CUCARACHA. Disponível em:< http://www.veintemundos.com/magazines/14- en/cancionero/> Acesso em 24 abr. 2014.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12.ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
OVIEDO, José Miguel. Carlos Fuentes en la Edad del tempo. In: Historia de la literatura hispanoamericana. – 4. De Borges al presente. Madrid: Alianza Editorial S.A., 2002. p. 315-329.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la Lengua Española. Disponível em: <http://lema.rae.es/drae/> Acesso em: 14 abr. 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Elis Regina Basso, Ximena Antonia Díaz Merino 2015
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.