O USO DE INFOGRAFIAS EM PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENEM

UMA ANÁLISE MULTIMODAL

Autores

  • Haylanne Clésia Pereira Daxo Universidade Regional do Cariri
  • Larisse Carvalho de Oliveira Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Infografias; multimodalidade; Multiletramentos.

Resumo

Este trabalho conta com uma pesquisa de natureza bibliográfico-descritiva (Gil, 2008), com traços qualitativos e interpretativos. Os dados utilizados nessa pesquisa foram coletados através da análise de infográficos retirados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de Língua Portuguesa, edições de 2009-2021. Este artigo tem como objetivo geral investigar de que maneira a ampla ocorrência de infografia nas provas de Língua Portuguesa do ENEM requerem habilidades de letramento visual e multimodal dos leitores e, mais especificamente, (I) quais aspectos multimodais compõem os textos infográficos selecionados para o ENEM; (II) como os infográficos evoluíram ao longo dos anos de aplicação do ENEM. A partir da análise realizada à luz da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2021), foi possível constatar que a cada aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, os textos infográficos passaram a utilizar cada vez mais recursos multimodais. Este ponto chama a atenção para a necessidade de se desenvolver habilidades de letramento visual e multimodal nos discentes durante a sua formação na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haylanne Clésia Pereira Daxo, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e bolsista de iniciação científica. 

Larisse Carvalho de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Doutora e Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará - PPGLin/UFC. Possui graduação em Letras Português com habilitação em Inglês e suas respectivas literaturas pela mesma universidade (2013). 

Referências

BENTO, Joaanny Daniele do Lago Costa. Multiletramentos e multimodalidade nas provas do enem: muito além do texto verbal. Brasília/DF, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31331/1/2017_JoannyDanieledoLagoCostaBento.pdf. Acesso em: 29 Nov. 2022.

BOTTENTUITT, João Batista Junior; LISBOA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/695. Acesso em: 11 de Novembro de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2015.

CAZDEN, Courtney B. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs.). Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Tradução: Adriana Alves Pinto et al. Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura e produção de infográficos em aulas de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 22, p. 87-104, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-4017-220107-6821. Acesso em: 9 Nov. 2022.

DUARTE, Matheus Henrique; DIAS, Francieli Aparecida; FERREIRA, Helena Maria. Multimodalidade e multissemiose no processo de produção de sentido: uma análise da GDV. Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – EnPED. Anais [...]. 2016. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/viewFile/1713/868. Acesso em: 12 set. 2022.

GARROSSINI, Daniela Fávaro; MARANHÃ, Ana Carolina Kalume. Multimodalidade. In: Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital [recurso eletrônico]: nepced na escola / Mônica Daisy Vieira Araújo, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Ludymilla Moreira Morais (orgs.). Belo Horizonte: UFMG /FaE / Ceale / NEPCED, 2022.

GHIRARDI, Ana Luiza Ramazzina. Quando a imagem talha o escrito: letramento visual em curso de língua estrangeira. In: PHILIPPOV, Renata; HANNA, Vera Lúcia Harabagi (Orgs.). Saberes e conexão na universidade: Língua, Literatura e Cultura. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022, v. 1, p. 231-249.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo Van. Reading images: the grammar of visual design. 3. ed, [1996] 2021.

MAGALHÃES, Célia Elisa Alves de. Cartazes de filmes: um exercício de letramento visual. 2013. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21811/21811.PDFXXvmi. Acesso em: 12 set. 2022.

MARTINS, Ricardo Tavares. Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje. Revista Investigações, Recife, v.34, n.2, p.1-28, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/index. Acesso em: 22 set. 2022.

MIRANDA, Alana Santana. Textos multimodais e o ensino de língua inglesa: o infográfico como recurso de letramento. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 9, n. 2, p. 53-72, 2019.

NASCIMENTO, Rosemberg Gomes. Infográficos: conceitos, tipos e recursos semióticos. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11283/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rosemberg%20Gomes%20Nascimento.PDF. Acesso em: 19 dez. 2022.

PAIVA, Francis Arthuso. A leitura de gênero textual multimodal: a hipertextualidade do infográfico. In: Congresso Internacional da ABRALIN. Anais [...]. 2009. p. 3666-3674. Acesso em: 03 de jun. 2022. Disponível em: https://l1nq.com/TwxUd. Acesso em: 08 out. 2022.

PAIVA, Francis Arthuso; GOMES, Valdiene Aparecida. Proposta de matriz de produção de infográficos na escola: explorando a paisagem multimodal do canva. com. Revista do Sell, v. 10, n. 2, p. 01-26, 2021.

PAIVA, Francis Arthuso. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2016. p. 43-59. Disponível em: https://64342c0a72691bf9487b20c33209c90c.zero.govt.nz/index.php/les/article/view/10864. Acesso em: 03 jun. 2022.

RODRIGUES, Cláudia Ribeiro. Infografia como estratégia para ensino de leitura e escrita de textos multimodais. Revista Práticas de linguagem. v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1q0eugzsOwctVOvECrCS53NN96sCz65ga/view. Acesso em: 08 out. 2022.

ROJO, Roxane. (Org.). Escol@ Conect@d@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

SILVINO, Flávia Felipe. Letramento visual. Texto Livre- Linguagem e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 167-170, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5771/577163624016.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

VIEIRA, Agnaldo Rodrigues; LACERDA, Naziozênio Antonio. O letramento multimodal na compreensão do infográfico em aula de língua portuguesa no ensino médio. Anais [...] Colóquio sobre Gêneros & Textos - COGITE 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/ancogite/article/viewFile/11570/pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

Publicado

2025-11-14

Como Citar

DAXO, Haylanne Clésia Pereira; OLIVEIRA, Larisse Carvalho de. O USO DE INFOGRAFIAS EM PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENEM: UMA ANÁLISE MULTIMODAL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 10, n. Único, p. 3–21, 2025. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/5495. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.