SUSCEPTIBILIDADE À INUNDAÇÃO DA ÁREA URBANA NO MUNICÍPIO DE IRACEMA, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Bárbara Maria de Almeida Maia
  • Cleuton Almeida da Costa

Palavras-chave:

Inundação. Susceptibilidade. Rio Figueiredo.

Resumo

O presente estudo trata de analisar a susceptibilidade à inundação da área urbana do rio Figueiredo, no municí­pio de Iracema, e suas consequências na configuração de áreas de risco. A sub-bacia do rio Figueiredo localiza-se no médio curso da bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, a qual vem apresentando situações de inundações e tem provocado significativas alterações na paisagem natural desta sub-bacia. Essas transformações desencadearam uma série de problemas socioambientais, com destaque para a degradação dos recursos naturais e ocupação das áreas de maior vulnerabilidade ambiental. Para tanto,
optou-se pela análise integrada da paisagem, visto que sua aplicação possibilita uma abordagem integrada, interdisciplinar, dos diversos componentes da paisagem. Neste sentido, os procedimentos metodológicos adotados foram: levantamento bibliográfico e cartográfico acerca da área, análise quantitativa de precipitação em 30 anos, e atividades de campo, processos esses importantes para a compreensão e o entendimento do ambiente. Com esse estudo pretende-se contribuir para o planejamento territorial da sub-bacia do rio Figueiredo, tendo o pressuposto de que a tendência climática verificada entre os anos de 1979 à 2009 na área, tem provocado juntamente com o crescimento demográfico urbano, as formas inadequadas de uso dos recursos naturais e ocupação dos solos.
Apresenta-se maior probabilidade, atualmente, a uma susceptibilidade fí­sico-natural do municí­pio de Iracema, a ocorrer novamente problemas de inundações em sua área urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2020

Como Citar

MAIA, B. M. de A.; COSTA, C. A. da . SUSCEPTIBILIDADE À INUNDAÇÃO DA ÁREA URBANA NO MUNICÍPIO DE IRACEMA, CEARÁ, BRASIL. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 51–67, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1082. Acesso em: 26 dez. 2024.