O PARFOR NO CIRCUITO FORMATIVO DE PROFESSORES DO CAMPUS AVANÇADO DE ASSÚ/UERN

Autores/as

  • Francisco Canindé da Silva

Palabras clave:

PARFOR. Formação de professores. Campus Avançado de Assú.

Resumen

Em 2018, ano em que o Campus Avançado de Assu/UERN completa quarenta e quatro anos de existência e de prestação de serviço à comunidade assuense e a microrregião do Vale do Açu, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) se constitui diferencial integrativo em uma de suas principais missões – a formação de professores. A polí­tica pensada em contexto nacional, produz no contexto das práticas locais uma revolução nos saberesfazeres docentes, vinculando em definitivo a tão desejada relação teoriaprática. Assumindo a formação de professores a partir de pressupostos epistemológicos da teoria social crí­tica pós-moderna, entendo que os processos formativos desenvolvidos no referido campus transcorreram inicialmente pelo reconhecimento e pela valorização dos saberes locais, fazendo desta maneira justiça cognitiva docente com os envolvidos e suas experiências. Os impactos produzidos pela ação formativa do PARFOR/Campus de Assú vêm sendo percebidos-destacados, tanto no aumento quantitativo do quadro de qualificação dos profissionais da educação básica em efetivo exercí­cio da docência, como na ressonância de práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas pelos egressos do programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-03-26

Cómo citar

SILVA, F. C. da . O PARFOR NO CIRCUITO FORMATIVO DE PROFESSORES DO CAMPUS AVANÇADO DE ASSÚ/UERN. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 33–40, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1101. Acesso em: 15 nov. 2024.