O PARFOR NO CIRCUITO FORMATIVO DE PROFESSORES DO CAMPUS AVANÇADO DE ASSÚ/UERN
Mots-clés :
PARFOR. Formação de professores. Campus Avançado de Assú.Résumé
Em 2018, ano em que o Campus Avançado de Assu/UERN completa quarenta e quatro anos de existência e de prestação de serviço à comunidade assuense e a microrregião do Vale do Açu, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) se constitui diferencial integrativo em uma de suas principais missões – a formação de professores. A política pensada em contexto nacional, produz no contexto das práticas locais uma revolução nos saberesfazeres docentes, vinculando em definitivo a tão desejada relação teoriaprática. Assumindo a formação de professores a partir de pressupostos epistemológicos da teoria social crítica pós-moderna, entendo que os processos formativos desenvolvidos no referido campus transcorreram inicialmente pelo reconhecimento e pela valorização dos saberes locais, fazendo desta maneira justiça cognitiva docente com os envolvidos e suas experiências. Os impactos produzidos pela ação formativa do PARFOR/Campus de Assú vêm sendo percebidos-destacados, tanto no aumento quantitativo do quadro de qualificação dos profissionais da educação básica em efetivo exercício da docência, como na ressonância de práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas pelos egressos do programa.