GEOGRAFIA ESCOLAR E AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE CAICÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i2.752Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Ensino Médio, AvaliaçãoResumo
A educação brasileira, nos últimos decênios, passa por transformações que envolvem desde reformas curriculares até a implantação de programas de avaliação em nível nacional. Estas reformas objetivam identificar os pontos nevrálgicos do sistema nacional e, em relação ao Ensino Médio detectar fragilidades e apontar alternativas. Nesse artigo apresenta-se estudo de caráter analítico-descritivo, do processo de avaliação, como procedimento didático-pedagógico no âmbito da disciplina Geografia para o Ensino Médio, adotado por professores, tendo como base empírica escolas públicas e privadas da Cidade de Caicó-RN. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com docentes em efetivo exercício em sala de aula e para tratamento das informações procedeu-se a análise das informações a partir de uma matriz de descritores definidos aprioristicamente, com assento no aporte teórico construído por meio de levantamento bibliográfico. As informações apontam que o quadro de docentes é formado por licenciados em Geografia, alguns deles com especialização lato sensu e com mais de 20 anos de atuação no magistério. Quanto ao processo de avaliação da aprendizagem, constatou-se que há o predomínio de instrumentos formulados com questões objetivas em sua maioria, elaboradas de forma descontextualizada das discussões atuais e frágeis quanto ao uso de linguagens. O trabalho com os conteúdos segue, em geral, a sequência apresentada pela organização do livro didático característica que referenda a tipologia do método de avaliação adotado