GEOGRAFIA ESCOLAR E AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE CAICÓ-RN

Autores/as

  • Djanní­ Martinho dos Santos Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ione Rodrigues Diniz Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tânia Cristina Meira Garcia Universidade Federal do Rio Grande Norte

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i2.752

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Ensino Médio, Avaliação

Resumen

A educação brasileira, nos últimos decênios, passa por transformações que envolvem desde reformas curriculares até a implantação de programas de avaliação em ní­vel nacional. Estas reformas objetivam identificar os pontos nevrálgicos do sistema nacional e, em relação ao Ensino Médio detectar fragilidades e apontar alternativas. Nesse artigo apresenta-se estudo de caráter analí­tico-descritivo, do processo de avaliação, como procedimento didático-pedagógico no âmbito da disciplina Geografia para o Ensino Médio, adotado por professores, tendo como base empí­rica escolas públicas e privadas da Cidade de Caicó-RN. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com docentes em efetivo exercí­cio em sala de aula e para tratamento das informações procedeu-se a análise das informações a partir de uma matriz de descritores definidos aprioristicamente, com assento no aporte teórico construí­do por meio de levantamento bibliográfico. As informações apontam que o quadro de docentes é formado por licenciados em Geografia, alguns deles com especialização lato sensu e com mais de 20 anos de atuação no magistério. Quanto ao processo de avaliação da aprendizagem, constatou-se que há o predomí­nio de instrumentos formulados com questões objetivas em sua maioria, elaboradas de forma descontextualizada das discussões atuais e frágeis quanto ao uso de linguagens. O trabalho com os conteúdos segue, em geral, a sequência apresentada pela organização do livro didático caracterí­stica que referenda a tipologia do método de avaliação adotado

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Sobrinho, D. M. dos S., Morais, I. R. D. ., & Garcia, T. C. M. . (2020). GEOGRAFIA ESCOLAR E AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE CAICÓ-RN. PENSAR GEOGRAFIA, 1(2). https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i2.752