ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: CONSTRUINDO E REGIONALIZANDO A CIDADE DE TAIPU- RN SOB O OLHAR DO EDUCANDO
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v2i2.779Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Estratégias didático-pedagógico, Regionalizar, EducandoResumo
Este estudo propõe como tema, mostrar a importância das estratégias didático-pedagógico no
ensino da geografia, através da atividade: construindo e regionalizando a cidade de Taipu- RN
sob o olhar do educando. O intuito da pesquisa, além de elucidar essas estratégias no ensino da
geografia escolar, está na construção de um projeto/aula que busca compreender o conceito de
região, através da regionalização da cidade de Taipu – RN, mas a partir de imagens utilizando
a vivência do aluno. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente foi realizada uma revisão
bibliográfica, em seguida foi utilizado a abordagem "Pesquisa-ção" no decorrer da aplicação
da estratégia na Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha. Para se chegar aos resultados, foi
preciso analisar a geografia atual sob uma perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais
da Geografia (PCN), como também os desafios na educação atual; mostrar a importância das
estratégias pedagógicas no ensino da geografia escolar e em seguida compreender a valorização
do lugar como experiência humana e de vivência, e, por fim, o passo a passo da estratégia:
regionalizando a cidade de Taipu-RN a partir de fotografias sob o olhar do educando. Como
resultados da aplicação da estratégia, foi possível observar que os educandos passaram a
compreender os conceitos da ciência geográfica, como a exemplo de região, lugar e paisagem
a partir de sua experiência de vivência no espaço taipuense.