ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: CONSTRUINDO E REGIONALIZANDO A CIDADE DE TAIPU- RN SOB O OLHAR DO EDUCANDO

Autores

  • João Paulo Teixeira Viana Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Cristina Cavalcante Araújo

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v2i2.779

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Estratégias didático-pedagógico, Regionalizar, Educando

Resumo

Este estudo propõe como tema, mostrar a importância das estratégias didático-pedagógico no
ensino da geografia, através da atividade: construindo e regionalizando a cidade de Taipu- RN
sob o olhar do educando. O intuito da pesquisa, além de elucidar essas estratégias no ensino da
geografia escolar, está na construção de um projeto/aula que busca compreender o conceito de
região, através da regionalização da cidade de Taipu – RN, mas a partir de imagens utilizando
a vivência do aluno. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente foi realizada uma revisão
bibliográfica, em seguida foi utilizado a abordagem "Pesquisa-ção" no decorrer da aplicação
da estratégia na Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha. Para se chegar aos resultados, foi
preciso analisar a geografia atual sob uma perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais
da Geografia (PCN), como também os desafios na educação atual; mostrar a importância das
estratégias pedagógicas no ensino da geografia escolar e em seguida compreender a valorização
do lugar como experiência humana e de vivência, e, por fim, o passo a passo da estratégia:
regionalizando a cidade de Taipu-RN a partir de fotografias sob o olhar do educando. Como
resultados da aplicação da estratégia, foi possí­vel observar que os educandos passaram a
compreender os conceitos da ciência geográfica, como a exemplo de região, lugar e paisagem
a partir de sua experiência de vivência no espaço taipuense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Viana, J. P. T. ., & Araújo, M. C. C. . (2020). ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: CONSTRUINDO E REGIONALIZANDO A CIDADE DE TAIPU- RN SOB O OLHAR DO EDUCANDO. PENSAR GEOGRAFIA, 2(2), 1–18. https://doi.org/10.26704/pgeo.v2i2.779

Edição

Seção

Artigos