Turismo e desenvolvimento nos municípios de Pedra Grande, São Miguel do Gostoso, Touros e Rio do Fogo, no Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v4i1.1812Palabras clave:
Polo Costa das Dunas, Geografia, TurismoResumen
O turismo representa uma das atividades econômicas que mais vem contribuindo para o desenvolvimento econômico em várias partes do mundo. Dessa forma, várias localidades vêm procurando no turismo uma alternativa para o desenvolvimento socioeconômico em suas respectivas realidades. No Rio Grande do Norte não foi diferente, foram criadas regionalizações com municípios que compartilhavam de elementos naturais e imateriais semelhantes e assim promover o turismo como alternativa de desenvolvimento. O Polo Costa das Dunas (PCD) é reflexo desse planejamento. Situado no litoral leste do estado, essa regionalização vem contribuído para criar um nicho de turismo de sol e praia. Nesse sentido, esse trabalho busca investigar até que ponto o turismo contribuiu para o desenvolvimento econômicos de quatro municípios situados no PCD. Em um primeiro momento, para orientar a elaboração desse estudo, realizou-se um levantamento de literaturas que tratam sobre o tema em questão, em seguida consultou-se banco de dados oficiais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e em programas de desenvolvimento socioeconômicos, como o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDTIS) e Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE) durante as duas fases, com intuito de levantar informações a respeito do Produto Interno Bruto (PIB), empreendimentos turísticos, demanda turística doméstica e internacional, vínculos turísticos empregos formais e repasses de verbas realizados pelos programas de desenvolvimento do turismo, por fim, foram analisados os dados em conjunto com a literatura para a produção de resultados. Dessa forma, foi possível perceber que o turismo enquanto vetor de desenvolvimento econômico não se reproduziu de forma homogênea entre os quatros municípios. Esse trabalho evidenciou que a presença de elementos naturais e imateriais e poucas políticas públicas demonstraram ser insuficientes para um desenvolvimento uniforme
Descargas
Citas
ALMADA, J. A. B. Reestruturação produtiva e território usado na rede de lugares turísticos no litoral norte do Polo Costa das Dunas. In: XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ENANPEGE, 2019, São Paulo. Anais XIII ENANPEGE, 2019.
ARAÚJO, F. O. Turismo de base comunitária: um estudo de caso no Distrito de Enxu Queimado, Pedra Grande-RN. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
BRASIL. Contratos de Repasse. Disponível em <http://www.dados.gov.br/dataset/siacor>. Acesso em: 10 de mar. 2020a.
BRASIL. Contratos de Repasses Pedra Grande/RN. Disponível em <http://repasse.turismo.gov.br/?pagina=pages%2Fprincipal.php&pt=&siconv=&ano=&uf=RN&municipio=Pedra+grande&bt_ok=ok>. Acesso em 18 de abril 2020.
CARTILHA DE TOUROS (2004). Construindo o Futuro. Editora da PMT, Touros.
CARVALHO, G. L. Turismo e geração de empregos formais: um estudo sobre os municípios indutores do turismo do estado de Goiás. Boletim Goiano de Geografia, v. 31, n. 1, p.113-127, 2011.
CAVACO, C. Turismo rural e desenvolvimento local. In: RODRIGUES, A. B. (Org.). Turismo e geografia. Reflexões teóricas e enfoque regionais, 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 62-73.
COSTA, W. F.; FONSECA, M. A. P. Lazer, turismo, especulação imobiliária e conflito territorial entre São Miguel do Gostoso e Touros (RN). Revista brasileira de pesquisa em turismo, v. 13, p. 92-104, 2019.
DIAS, R. Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas, 2005.
EQUIPE PCR. Relatório de término de projeto: Projeto Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE II), 2012.
FONSECA, M. A. P. Tendências atuais do turismo potiguar: a internacionalização e a interiorização. In: NUNES, E.; CARVALHO, E.; FURTADO, E.; FONSECA M. (Orgs). Dinâmica e Gestão do Território potiguar. Natal: EDUFRN, 2007.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto do Municípios. 2019. Disponível em <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html?=&t=resultados>. Acesso em 06 de junho de 2019.
LIMA JÚNIOR, M. A. C. Análise dos empreendimentos e perfil dos empreendedores do centro comercial do município de Rio do Fogo-RN. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.
LOPES, R. M. R. O desenvolvimento do turismo no estado do Rio Grande do Norte a partir da ação pública. Revista de Cultura e Turismo, v. 9, n. 3, p. 143-172, 2016.
LUCHIARI, M. T. D.P. Urbanização Turística: um novo nexo entre o Lugar e o mundo. In: Luiz Cruz Lima (Org.). Da Cidade ao Campo: A Diversidade do saber-fazer turístico. Fortaleza-CE: UECE, 1998.
MATIAS, E. M.; CARVALHO, A. V. Microrrealidades socioculturais transformadas pelo turismo em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11, n. 3, p. 537-557, 2017.
MATIAS, E. M.; CARVALHO, A. V.; SOUSA, P. G. Gestão Pública e Turismo em São Miguel do Gostoso (RN): Um estudo de caso. In: XIII Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2016, São Paulo. Anais XIII ENPTUR, 2016.
MTE. Ministério do Trabalho. Bases Estatísticas RAIS e CAGED. Disponível em <http://bi.mte.gov.br/bgcaged/inicial.php>. Acesso em 18 de abril de 2020.
MTUR. Ministério do Turismo. Estatísticas e Indicadores de Turismo no Mundo. 2009. Disponível em: www.dadosefatos.turismo.gov.br/estatísticaseindicadores. Acesso em:18 abri de 2020.
MTUR. Ministério do Turismo. Mapa do Turismo Brasileiro. Disponível em <http://www.dados.gov.br/dataset/mapa-do-turismo-brasileiro>. Acesso em 10 de mar. 2020b.
NERI, E. Cabeças do vento: a história e as estórias de São Miguel do Gostoso sob o olhar da família Teixeira Neri, a partir de relatos e memórias da matriarca Isabel Neri. Natal: conteúdo editorial, 2013.
NICOLÁS, D. H. Elementos para un análisis sociogeográfico del Turismo. In: Adyr A.B. Rodrigues (Org.) Turismo e Geografia.Reflexões Teóricas e Enfoques Regionais. São Paulo: HUCITEC, 1996.
NODARI, M. Z. R. As contribuições do turismo para a economia de Foz do Iguaçu. 97f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
OMT. Organização Mundial de Turismo. World Tourism Barometer, v. 7, n. 2. Madri: 2009.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto Nº 18.186. de 14 de abril de 2005. Institui o Polo Costa das Dunas e dá outras Providências.
RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS - Polo Agreste/Trairí. 2016. Disponível emhttp://setur.rn.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/PDITS_POLO_AGRESTE_TRAIRI.pdf>. Acesso em 06 de junho de 2019.
RODRIGUES, A. B. Turismo e Espaço - Rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Editora HUCITEC, 1997.
SILVA, S. D. A.; FERNANDES, A. J.; SILVA, B. M. T. Turismo e educação ambiental: uma abordagem a partir do projeto Numar, Touros/RN, Brasil. Turydes (Málaga), v. 8, p. 1-16, 2016.
TADINI, R. F.; MELQUIADES, T.; CASTRO, D. Fundamentos do Turismo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
TAVEIRA, M. S. Repercussões das políticas de turismo no Rio Grande do Norte, Brasil: o case de São Miguel do Gostoso. Turismo: Visão e Ação, v. 18, n. 1, p. 193-217, 2016.
UNWTO. World Tourism Organization. Tourism Highlights: edition 2017. Madrid: UNWTO, 2017.