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PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL

Autores/as

  • Geógrafa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • GEÒgrafa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-6642-3802

Palabras clave:

Geografia Escolar, Geografia Ambiental, Educação Ambiental, An´´alise de conteúdo, Brainstorming

Resumen

A Geografia como a ciência que estuda o espaço geográfico a partir da compreensão da relação homem e natureza, tem a incumbência de influenciar o desenvolvimento de hábitos e de construir valores para uma melhor vivência e interatividade do homem com a natureza e a sociedade. Desse modo, este trabalho de cunho exploratório e interpretativo, tem como objetivo a importância sobre o entendimento da percepção ambiental coletiva para o processo de formação de professores de Geografia. Para isto, a pesquisa apresenta inicialmente uma breve revisão teórica acerca da Educação Ambiental no contexto do ensino da Geografia e, da concepção da percepção ambiental e da perspectiva da Geografia Ambiental; e posteriormente, traz um panorama da percepção preliminar coletiva de 25 (vinte e cinco) discentes do 8º perí­odo do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN/CAPF), matriculados no componente curricular "˜Introdução à Educação Ambiental"™. A partir dos resultados, aponta-se que o conhecimento sobre a percepção ambiental coletiva dos discentes é um importante instrumento à avaliação formativa, como também, ao direcionamento da abordagem transversal da Educação Ambiental a ser trabalhada na formação curricular dos futuros professores.

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Biografía del autor/a

Geógrafa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF)

GEÒgrafa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF)

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 

 

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Publicado

2022-12-30

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Cómo citar

Galdino Pessoa, M. C. ., Benedito da Silva, E., & Tacyana Felix Carvalho, A. (2022). PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL. PENSAR GEOGRAFIA, 6(1). Recuperado a partir de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/3791