PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL
Palabras clave:
Geografia Escolar, Geografia Ambiental, Educação Ambiental, An´´alise de conteúdo, BrainstormingResumen
A Geografia como a ciência que estuda o espaço geográfico a partir da compreensão da relação homem e natureza, tem a incumbência de influenciar o desenvolvimento de hábitos e de construir valores para uma melhor vivência e interatividade do homem com a natureza e a sociedade. Desse modo, este trabalho de cunho exploratório e interpretativo, tem como objetivo a importância sobre o entendimento da percepção ambiental coletiva para o processo de formação de professores de Geografia. Para isto, a pesquisa apresenta inicialmente uma breve revisão teórica acerca da Educação Ambiental no contexto do ensino da Geografia e, da concepção da percepção ambiental e da perspectiva da Geografia Ambiental; e posteriormente, traz um panorama da percepção preliminar coletiva de 25 (vinte e cinco) discentes do 8º período do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN/CAPF), matriculados no componente curricular "˜Introdução à Educação Ambiental"™. A partir dos resultados, aponta-se que o conhecimento sobre a percepção ambiental coletiva dos discentes é um importante instrumento à avaliação formativa, como também, ao direcionamento da abordagem transversal da Educação Ambiental a ser trabalhada na formação curricular dos futuros professores.
Descargas
Citas
ANDRADE, A. R. Reflexões sobre o pensamento geográfico e a busca de uma metodologia de trabalho na percepção da Geografia Ambiental. Revista Geografar, 2009.
BENEDICTIS, L.S.; BENEDICTIS, N.M.S.M. Educação Ambiental e Meio Ambiente: uma visão geográfica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 2, n. 4, p. 101-110, 2012.
BOCCO, G.; URQUIJO. S. P. Geografia ambiental: reflexões teóricas y práticas institucionais. Región y sociedade, Ano XXV, n. 56, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em 18 de maio de 2020.
CARNEIRO, S. M. M. Importância educacional da Geografia. Educar em Revista, n. 9, p. 121-125, 1993.
CARVALHO, M. A. de. Modelo prescritivo para a solução criativa de problemas nas etapas iniciais do desenvolvimento de produtos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999. 167p.
CASTILHO, C. J. M. Geografia: um saber ambiental necessário. In SANTOS, A. H. V. et al. Saberes ambientais: reflexões sobre a relação sociedade-natureza. Ananindeua: Editora Itacaiúnas, 2020. p. 9-24.
COCATO, G. P. Crítica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricas. Sociedade e Natureza, v.31, p.1-21, 2019.
COSTA, F. W. D. Plante uma árvore, adote essa ideia! Projeto de Educação Ambiental na Escola Adalgisa Mendonça Lopes, Anajatuba - MA. Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 22, e28, p. 01-14, 2018.
FUSCALDO, C. W. A Geografia e a Educação Ambiental. Londrina, v. 8, n. 2, p. 105-111, jul./dez., 1999.
GAMA, S. V. G; JUNIOR, P. C. Geografia, planejamento e educação ambiental: Entre os parâmetros e as práticas reais. Geo UERJ, Ano14, n. 23, v 2, 2012.
JORDíO, T; CARVALHO, M. B. S. S. O ensino de geografia como possibilidade de construção de sentidos em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 9, n. 18, p. 161-184, 2019.
LABORATORIE LERASS. Iramuteq, versão 0.7, alpha 2. Disponível em: http://www.iramuteq.org/. Acesso 12 ago 2020.
KOZEL, S. Comunicando e representando: mapas como construções socioculturais. Revista Geograficidade, v.3, n. especial, p. 58-70, 2013.
MARIN, A. A. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. UFPR; Departamento de Teoria e Prática de Ensino. vol. 3, n. 1, 2008
MATOS, F. de O.; VASCONCELOS, F. H. L; RIBEIRO, G. O.; SILVA, T. E. de O. EDUCAÇÃO AMBIENTAL/DA TEORIA À PRÁTICA. Universidade Federal do Ceará. – Recife: Imprima, 2017.
MENEZES, V. S. A Historiografia da Geografia Acadêmica e Escolar: uma relação de encontros e desencontros. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 2, p. 343–362, 2015.
MOREIRA, R. A Geografia e a Educação Ambiental: o modo de ver e pensar a relação ambiental na Geografia. Espaço Revista, v. 11, n. 1, p. 11-19, 2009.
OLIVEIRA JUNIOR, J. da S. Um panorâma sobre a trajetória da geografia enquanto ciência e disciplina escolar. Revista Caminhos de Geografia, v. 21, n. 74, p. 178 – 193, 2020.
OLIVEIRA, W. C. A contribuição da Geografia para Educação Ambiental: as relações entre a sociedade e a natureza no Distrito Federal. Dissertação de mestrado em Geografia. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 120p.
ORSI, M. F. R. et. al. Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos. Revista do PPGA/ FURG- RS. V.32, n. 1, 2015.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SANTOS F. R.; SILVA, A. M. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. Interações, v. 18, n. 2, p. 71-85, abr./jun., 2017.
SANTOS, V. C.; LIMA, M. S. C.; RODRIGUES, W. L. J. Contribuições analíticas da Educação Ambiental para o ensino da Geografia Acadêmica. In SANTOS, V. C. (Org.) Práticas pedagógicas da Geografia física nos diversos níveis de educação. Ananindeua: Editora Itacaiúnas, p. 58-78, 2019.
SILVA, F.J.; ABÍLIO, F. J. P. Por uma educação ambiental crítica ao atual modelo de desenvolvimento. Revista eletrônica do Prodema, Fortaleza, V.6, n.1, p.41-52, mar.2011.
SOUTO, R. D. O papel da geografia em face da crise ambiental. Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p. 197-212, 2016.
SOUZA, M. L. O que é a Geografia Ambiental. Ambientes. Vol.1, 2019.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologias Aplicadas à Educação Ambiental. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-12-31 (2)
- 2022-12-30 (1)