O SABER CARTOGRÁFICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • José Alves Calado Neto Calado Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i2.754

Palabras clave:

Geografia, Cartografia, Ensino

Resumen

Os conhecimentos cartográficos possuem estreita relação com o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, podendo ser vislumbrados como conteúdo especí­fico ou ainda ser utilizados como recursos metodológicos que contribuam para a compreensão, localização ou espacialização de fenômenos geográficos. Nesta vertente e considerando a importância da Cartografia para a Geografia, focamos a problemática deste trabalho no exame do saber cartográfico presente na educação básica, notadamente na disciplina de Geografia, lecionada em turmas do ensino fundamental e médio, tendo como centro da discussão, a observação e análise da abordagem cartográfica que se dá com relação a disciplina de Geografia, avaliando conceitos, conteúdos, metodologias e objetivos inerentes a utilização da Cartografia no ensino da Geografia, enquanto disciplina do ensino fundamental e médio. Nessa perspectiva, fundamentamos esse estudo nos trabalhos precursores de Almeida (2003), Francischett (2007), Simielli (2004), entre outros. Assim, a partir de uma exaustiva pesquisa bibliográfica, a natureza deste trabalho tem como enfoque primordial, oferecer uma singela contribuição para a análise e compreensão de como ocorre a utilização dos recursos (conteúdos) cartográficos no ensino de Geografia da educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Calado Neto, J. A. C. N. (2020). O SABER CARTOGRÁFICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PENSAR GEOGRAFIA, 1(2). https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i2.754

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.