Fotografia e poesia na escola: uma prática de letramento literário

Autores/as

Palabras clave:

ProfLetras, Leitura, Escrita, Poema

Resumen

O presente artigo apresenta um projeto de letramento literário realizado durante a disciplina Alfabetização e Letramento, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no ano de 2015, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com este trabalho, compartilhamos, com outros docentes, as atividades implementadas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual de Fortaleza/CE, as quais objetivaram proporcionar práticas sociais de leitura e escrita, por meio da relação entre imagem e texto verbal, mais especificamente, entre fotografia e poema. Para tanto, Soares (1998), Lajolo (2005), Kleiman (2005, 2008), Sorrenti (2009), Street (2012), Candido (2012) e Cosson (2015) fundamentaram teórico-metodologicamente a prática de letramento desenvolvida e nos auxiliaram a compreender essa vivência criativa e significativa na vida dos estudantes e da professora-pesquisadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica Aplicada, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora de Lí­ngua Portuguesa da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC). Fortaleza/CE

Citas

ALTENFELDER, A. H.; ARMELIN, M. A. Poetas da escola: cadernos do professor, orientação para produção de textos. São Paulo: Cenpec, 2008.
ANDRADE, C. D. de. A educação do ser poético. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1974. Disponí­vel em: https://www.contioutra.com/a-educacao-do-ser-poetico-por-carlos-drummond-de-andrade/. Acesso em: nov. 2019.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP, p. 81-89, 2012. Disponí­vel em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: mai. 2015.
COSSON, R. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras, v. 31, n. 3, p. 173-187, jun. 2015. Disponí­vel em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644. Acesso em: nov. 2019.
FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Português nos dias de hoje, 9º ano. São Paulo: Leya, 2012.
KLEIMAN, A. B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005.
KLEIMAN, A. B. Os estudos de letramento e a formação do professor de lí­ngua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf. Acesso em: mai. 2015.
KOSSOY, B. Fotografia & história. 2 ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2005.
MONTENEGRO, Valéria Batista Costa. Letramentos e multimodalidade: o Facebook como uma ferramenta de ensino nas aulas de lí­ngua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras). Mossoró/RN, 2015. Disponí­vel em: http://www.uern.br/controledepaginas/profletras-mossoro-dissertacoes/arquivos/3621vala%E2%80%B0ria_batista_costa_montenegro.pdf . Acesso em: 15 nov. 2019.
OLIVEIRA, M. S.; TINOCO, G. A.; SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento e formação de professores de lí­ngua materna. Natal: EDUFRN, 2014.
ROJO, R. Letramento escolar, resultados e problemas: o insucesso escolar no Brasil do século XXI. In: ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 27-39.
ROJO, R. Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
STREET, B. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: Magalhães, I. (org.). Discursos e Práticas de Letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p. 69-92.

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

PEREIRA, A. dos S. . Fotografia e poesia na escola: uma prática de letramento literário . COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 1, p. 03–19, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2623. Acesso em: 6 nov. 2024.