Fotografia e poesia na escola: uma prática de letramento literário
Palabras clave:
ProfLetras, Leitura, Escrita, PoemaResumen
O presente artigo apresenta um projeto de letramento literário realizado durante a disciplina Alfabetização e Letramento, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no ano de 2015, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com este trabalho, compartilhamos, com outros docentes, as atividades implementadas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual de Fortaleza/CE, as quais objetivaram proporcionar práticas sociais de leitura e escrita, por meio da relação entre imagem e texto verbal, mais especificamente, entre fotografia e poema. Para tanto, Soares (1998), Lajolo (2005), Kleiman (2005, 2008), Sorrenti (2009), Street (2012), Candido (2012) e Cosson (2015) fundamentaram teórico-metodologicamente a prática de letramento desenvolvida e nos auxiliaram a compreender essa vivência criativa e significativa na vida dos estudantes e da professora-pesquisadora.
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Citas
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