Gramática do Design Visual: uma análise da metafunção representacional em charges acerca do racismo

Auteurs

  • Débora Brenda Teixeira Silva Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • José Roberto Alves Barbosa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL)/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mots-clés :

GDV, Metafunção representacional, Charge, Racismo

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar a metafunção representacional em charges que retratam o racismo. À vista disso, destacamos a Gramática do Design Visual (GDV) que se volta para o estudo sistemático e multimodal de estruturas imagéticas. Com relação ao aparato teórico, iniciamos com uma breve discussão sobre o racismo com base em Almeida (2019); para tratar da análise visual, tomamos principalmente as contribuições de Almeida (2009), Kress e van Leeuwen (2006) e Silva e Almeida (2018) acerca do gênero charge, baseamo-nos especialmente em Alves (2016), Bakhtin (2003), Bazerman (2005), Marcuschi (2008) e Swales (1990). Nesse sentido, procedemos uma investigação qualitativa de cinco charges do ilustrador Junião, buscando verificar as estruturas representacionais, os processos narrativos de ação, reação, verbal e mental, os processos conceituais categorizados em classificacional, analí­tico e simbólico; assim como refletir criticamente sobre as contribuições do gênero charge à luta contra o racismo. Diante dos resultados obtidos, verificamos que a estrutura narrativa se faz presente em todas as charges, ao passo que a estrutura conceitual se dá em duas. No que concerne aos processos, identificamos os processos narrativos de ação, reação e verbal; à medida que constatamos somente o processo conceitual classificacional. Isto posto, concluí­mos que a charge é um gênero de natureza crí­tica e, no corpus pesquisado, aponta e denuncia práticas racistas que estão naturalizadas em nossa sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Débora Brenda Teixeira Silva, Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras - Lí­ngua Inglesa e respectivas Literaturas pela UERN (2020). Atuou como aluna pesquisadora pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica (PIBIC, 2016-2019), participando atualmente como integrante voluntária de grupo de estudo vinculado ao Grupo de Pesquisa em Linguí­stica e Literatura (GPELL - UERN).

José Roberto Alves Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL)/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Linguí­stica Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando também no Mestrado Profissional em Letras UERN/Mossoró e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) nas áreas de Teorias Linguí­sticas, Análise de Discurso Crí­tica e Letramento Crí­tico Multimodal

Références

ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins. Do texto í s imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCCA, Pilar (org.). Linguí­stica aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ALVES, Jucelma Sacramento. Texto humorí­stico: por uma leitura além do riso. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.

ANTUNES, Irandé Costa. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé Costa. Lí­ngua, texto e ensino: outra escola possí­vel. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BALOCCO, Ana Elizabeth. A perspectiva discursivo-semiótica de Gunther Kress: o gênero como um recurso representacional. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 65-80.

BARBOSA, José Roberto Alves. Linguí­stica: outra tradução. Mossoró: Queima Bucha, 2013.

BAZERMAN, Charles. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: HOFFNAGEL, Judith Chambliss; DIONÍSIO, Ângela Paiva (org.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. p. 19-46.

FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmico-funcional em lí­ngua portuguesa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

HALLIDAY, Michael. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, Michael; MATTHIESSEN, Christian. Halliday"™s introduction to functional grammar. 4. ed. Londres e Nova York: Routledge, 2014.

HIRSCH, Joachim. Forma polí­tica, instituições polí­ticas e Estado – I. Crí­tica Marxista, São Paulo, v. 1, n. 24, p. 9-36, 2007.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENDES, Maria Manuela. Raça e racismo: controvérsias e ambiguidades. Revista Vivência, Natal, n. 39, p. 101-123, 2012.

MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge: uma prática discursiva e ideológica. 9ª Arte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 37-48, 2012.

NASCIMENTO, Abdias. O genocí­dio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978.

OLIVEIRA, Renatha Rebouças de. A representação de Donald Trump na mí­dia brasileira: uma análise visual das capas de revistas nacionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.

SILVA, Monica Maria Pereira da. Material didático impresso de curso de licenciatura a distância: um olhar para os recursos multimodais. 2016. Tese (Doutorado em Linguí­stica) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2016.

SILVA, Monica Maria Pereira da; ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins. Linguagem Verbal, Linguagem Visual: reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguí­stica Sistêmico-Funcional. Odisseia, Natal, v. 3, n. 1, p. 36-56, 2018.

SWALES, Jonh Malcolm. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Téléchargements

Publiée

2021-06-30

Comment citer

SILVA, D. B. T.; BARBOSA, J. R. A. . Gramática do Design Visual: uma análise da metafunção representacional em charges acerca do racismo. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 1, p. 90–109, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3475. Acesso em: 22 nov. 2024.