O USO DE INFOGRAFIAS EM PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENEM

UMA ANÁLISE MULTIMODAL

Auteurs

  • Haylanne Clésia Pereira Daxo Universidade Regional do Cariri
  • Larisse Carvalho de Oliveira Universidade Regional do Cariri

Mots-clés :

Infografias; multimodalidade; Multiletramentos.

Résumé

Este trabalho conta com uma pesquisa de natureza bibliográfico-descritiva (Gil, 2008), com traços qualitativos e interpretativos. Os dados utilizados nessa pesquisa foram coletados através da análise de infográficos retirados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de Língua Portuguesa, edições de 2009-2021. Este artigo tem como objetivo geral investigar de que maneira a ampla ocorrência de infografia nas provas de Língua Portuguesa do ENEM requerem habilidades de letramento visual e multimodal dos leitores e, mais especificamente, (I) quais aspectos multimodais compõem os textos infográficos selecionados para o ENEM; (II) como os infográficos evoluíram ao longo dos anos de aplicação do ENEM. A partir da análise realizada à luz da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2021), foi possível constatar que a cada aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, os textos infográficos passaram a utilizar cada vez mais recursos multimodais. Este ponto chama a atenção para a necessidade de se desenvolver habilidades de letramento visual e multimodal nos discentes durante a sua formação na educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Haylanne Clésia Pereira Daxo, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e bolsista de iniciação científica. 

Larisse Carvalho de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Doutora e Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará - PPGLin/UFC. Possui graduação em Letras Português com habilitação em Inglês e suas respectivas literaturas pela mesma universidade (2013). 

Références

BENTO, Joaanny Daniele do Lago Costa. Multiletramentos e multimodalidade nas provas do enem: muito além do texto verbal. Brasília/DF, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31331/1/2017_JoannyDanieledoLagoCostaBento.pdf. Acesso em: 29 Nov. 2022.

BOTTENTUITT, João Batista Junior; LISBOA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/695. Acesso em: 11 de Novembro de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2015.

CAZDEN, Courtney B. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs.). Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Tradução: Adriana Alves Pinto et al. Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura e produção de infográficos em aulas de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, v. 22, p. 87-104, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-4017-220107-6821. Acesso em: 9 Nov. 2022.

DUARTE, Matheus Henrique; DIAS, Francieli Aparecida; FERREIRA, Helena Maria. Multimodalidade e multissemiose no processo de produção de sentido: uma análise da GDV. Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – EnPED. Anais [...]. 2016. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/viewFile/1713/868. Acesso em: 12 set. 2022.

GARROSSINI, Daniela Fávaro; MARANHÃ, Ana Carolina Kalume. Multimodalidade. In: Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital [recurso eletrônico]: nepced na escola / Mônica Daisy Vieira Araújo, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Ludymilla Moreira Morais (orgs.). Belo Horizonte: UFMG /FaE / Ceale / NEPCED, 2022.

GHIRARDI, Ana Luiza Ramazzina. Quando a imagem talha o escrito: letramento visual em curso de língua estrangeira. In: PHILIPPOV, Renata; HANNA, Vera Lúcia Harabagi (Orgs.). Saberes e conexão na universidade: Língua, Literatura e Cultura. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022, v. 1, p. 231-249.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo Van. Reading images: the grammar of visual design. 3. ed, [1996] 2021.

MAGALHÃES, Célia Elisa Alves de. Cartazes de filmes: um exercício de letramento visual. 2013. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21811/21811.PDFXXvmi. Acesso em: 12 set. 2022.

MARTINS, Ricardo Tavares. Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje. Revista Investigações, Recife, v.34, n.2, p.1-28, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/index. Acesso em: 22 set. 2022.

MIRANDA, Alana Santana. Textos multimodais e o ensino de língua inglesa: o infográfico como recurso de letramento. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 9, n. 2, p. 53-72, 2019.

NASCIMENTO, Rosemberg Gomes. Infográficos: conceitos, tipos e recursos semióticos. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11283/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rosemberg%20Gomes%20Nascimento.PDF. Acesso em: 19 dez. 2022.

PAIVA, Francis Arthuso. A leitura de gênero textual multimodal: a hipertextualidade do infográfico. In: Congresso Internacional da ABRALIN. Anais [...]. 2009. p. 3666-3674. Acesso em: 03 de jun. 2022. Disponível em: https://l1nq.com/TwxUd. Acesso em: 08 out. 2022.

PAIVA, Francis Arthuso; GOMES, Valdiene Aparecida. Proposta de matriz de produção de infográficos na escola: explorando a paisagem multimodal do canva. com. Revista do Sell, v. 10, n. 2, p. 01-26, 2021.

PAIVA, Francis Arthuso. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2016. p. 43-59. Disponível em: https://64342c0a72691bf9487b20c33209c90c.zero.govt.nz/index.php/les/article/view/10864. Acesso em: 03 jun. 2022.

RODRIGUES, Cláudia Ribeiro. Infografia como estratégia para ensino de leitura e escrita de textos multimodais. Revista Práticas de linguagem. v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1q0eugzsOwctVOvECrCS53NN96sCz65ga/view. Acesso em: 08 out. 2022.

ROJO, Roxane. (Org.). Escol@ Conect@d@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

SILVINO, Flávia Felipe. Letramento visual. Texto Livre- Linguagem e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 167-170, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5771/577163624016.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

VIEIRA, Agnaldo Rodrigues; LACERDA, Naziozênio Antonio. O letramento multimodal na compreensão do infográfico em aula de língua portuguesa no ensino médio. Anais [...] Colóquio sobre Gêneros & Textos - COGITE 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/ancogite/article/viewFile/11570/pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

Publiée

2025-11-14

Comment citer

DAXO, Haylanne Clésia Pereira; OLIVEIRA, Larisse Carvalho de. O USO DE INFOGRAFIAS EM PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENEM: UMA ANÁLISE MULTIMODAL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 10, n. Único, p. 3–21, 2025. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/5495. Acesso em: 6 déc. 2025.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.