ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA POLÍTICA:
PROPOSTAS COM BASE NAS TIRAS DA MAFALDA, DIFERENTES LINGUAGENS E TICS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.4512Palavras-chave:
Geografia Política, Ensino, Linguagens, Tecnologia de Informação e ComunicaçãoResumo
O objetivo desta pesquisa consiste na elaboração de um material didático direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental, especialmente oitavo e nono ano, com a finalidade de facilitar o ensino de temáticas relacionadas à Geografia Política. Ao longo deste artigo, dialogaremos com argumentos que confirmam a necessidade de explorar diferentes linguagens de ensino nas aulas de Geografia a fim de potencializar o processo de ensino-aprendizado, enquanto as tecnologias de informação e comunicação (TICs) surgem como auxiliares no estabelecimento de estratégias didáticas. As tiras da Mafalda, enquanto linguagem de ensino, se enquadram na perspectiva de consolidação da aprendizagem significativa, dado que abordam temáticas pertinentes para a contemporaneidade e promovem o desenvolvimento de competências e habilidades assentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Para tal, idealizamos propostas de atividades, com base nas tiras da Mafalda, apoiadas em um recorte de assuntos que compreendem ao campo da Geografia Política. A construção do material didático foi delineada no intento de aperfeiçoar determinadas suficiências elementares para a formação dos educandos, como o senso de pesquisa, a autonomia, a criticidade e a criatividade.