O orientador como mediador de letramento legitimado na elaboração do projeto de pesquisa de um mestrando
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02420Palabras clave:
Letramentos acadêmicos, Mediadores de Letramento, Projeto de pesquisaResumen
Objetivamos investigar o papel do orientador no processo de produção do projeto de dissertação a partir do olhar do orientando na área de engenharia de materiais. Trata-se de uma pesquisa amparada no quadro dos Letramentos Acadêmicos, no âmbito dos estudos socioculturais sobre a linguagem, que compreendem a relação indissociável entre texto e contexto (Street, 2010; Lillis, 2008; Fiad, 2017; Lillis; Curry, 2010). Utilizamos uma abordagem teórico-metodológica orientada pelas conversas ao redor do texto proposta por Lillis (2008), tendo-se como material de análise as conversas com o orientando acerca da orientação e a versão de seu projeto em construção e feedbacks da orientadora ao redor do texto em um estudo de caso único. A análise de um contexto particular identificou que a orientadora é posicionada como mediadora de letramento legitimada pelo orientando na escrita do projeto de pesquisa em seus depoimentos durante a produção desse gênero, bem como na história do texto através de feedbacks informados no arquivo do projeto de pesquisa.
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